Pela primeira vez na história recente da Geórgia – que se tornou independente da União das Repúblicas Soviéticas em 1991 –, os eleitores vão escolher de forma direta o presidente da República. Antes, eram os parlamentares, no Legislativo, que votavam. Os colégios eleitorais abriram hoje (28) cedo para as eleições.

(Foto: REUTERS/David Mdzinarishvili/Direitos Reservados/Agência Brasil)

As urnas abriram às 8h (horário local, 1h em Brasília) para a votação, programada para durar 12 horas.  Estão aptos para participar mais de 3,5 milhões de eleitores.

Os candidatos que aparecem como favoritos, segundo a imprensa local, são o governista Salomé Zurabishvili e o opositor Grigol Vashadze.

Resultado

Os primeiros resultados oficiais começarão a ser conhecidos de hoje para amanhã (29). Se nenhum dos 25 candidatos obtiver 50% mais um voto, os georgianos voltarão às urnas em novembro para escolher o vencedor em um segundo turno.

Com estas eleições, está concluída a conversão da Geórgia de república presidencialista em parlamentar, processo que começou em 2011.

País

Com quase 4 milhões de habitantes, a Geórgia é um país na Europa Oriental cercada pela Rússia, Turquia e Armênia. A língua oficial é o georgiano, mas há também outros idiomas falados no país por grupos isolados e comunidades.

A base da economia é o comércio, sustentado em produtos derivados da agricultura e energia.

*Com informações da Agência EFE