É preciso gerar esperança nos jovens e nutri-los com a certeza de que são úteis e capazes de criar um mundo melhor. A frase é de Pepe Gassó, que tinha essa esperança e com coragem cruzou o Atlântico para buscar a semente necessária para plantá-la em maior escala na Espanha. 

Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, ele partiu. Mas deixou um legado que não desaparecerá, pois Demà é o amanhã que já se concretiza e continuará.

Josep Gassó Espina, o Pepe, nasceu em Barcelona, na Espanha. Durante toda a sua vida trabalhou com educação e, da sua pedagogia profissional, dedicou mais de 50 anos para promover a aprendizagem, especialmente para que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e risco de exclusão tivessem acesso ao lazer e a uma boa formação. 

À frente da Fundación Catalana del Esplai (Fundesplai) desde que a fundou em 1996, deu passos mais longínquos para desenvolver o futuro dos jovens da Europa também como Copresidente global do programa Demá. 

A Fundesplai é uma entidade que promove educação e lazer para crianças, jovens e adultos e tem na sociedade democrática os valores de uma vida associativa. Ela existe para educar e levar às pessoas os valores de convivência e sustentabilidade.

Em sua memória, o texto segue com destaques de suas entrevistas ao Sistema Sagres de Comunicação que mostram o compromisso de sua vida com a aprendizagem.

O sonho dos jovens

Em visitas ao Brasil, Gassó sempre recordava um dos principais motivos pelo qual vinha ao país: “Na Espanha, 50% dos jovens entre 18 e 35 anos não trabalham e não estudam e estão à margem da sociedade”. Ao lamentar o problema muito grave que ocorre na Europa não ficava parado, pelo contrário, buscava no Brasil o aprendizado para dar aos jovens europeus oportunidades e ajudar os países do continente a não perder uma geração inteira.

“Nós viemos aprender uma metodologia que é do Brasil, executada pela Renapsi, que pode ser muito importante para a construção de novas políticas públicas de emprego para os jovens. Viemos perguntar como que faz e estamos recebendo muitas respostas e muitos exemplos como o de Goiás”, disse. “Temos respostas de como tem sido feito no Brasil e podemos fazer isso na Espanha”, celebrou.

A Espanha é um dos países da Europa com o grave problema da não ocupação laboral dos jovens e as comitivas que visitam o Brasil sempre destacaram as falhas dos programas clássicos em inserir os jovens da Europa no mercado de trabalho. A forma como a Lei da Aprendizagem é aplicada no Brasil se tornou a semente de como o problema pode ser solucionado por lá. Um programa que proporciona educação e formação profissional ao mesmo tempo e dá aos jovens apoio de transporte, alimentação e psicológico. 

A visita com uma comitiva ao Brasil em 2021 gerou a ideia de levar a Barcelona o Aprendiz do Futuro, principalmente, a inspiração para que os jovens de Barcelona não participassem do programa apenas para cumprir uma obrigação, mas como uma resposta aos próprios sonhos.

A oportunidade é fundamental

O pedagogo Pepe Gassó sempre acreditou que a oportunidade aos jovens no mercado de trabalho é um importante instrumento de transformação social e que ela é um caminho para resolver os problemas do futuro: sustentabilidade ambiental e convivência. “Ao redor destes dois eixos vamos organizar o nosso trabalho no futuro e na fundação”, afirmou.

Numa visita em Goiás comentou que há uma quantidade significativa de recursos investidos para que os jovens se formem, mas que aprendeu no país que é necessário dar oportunidades no mercado de trabalho. “É o que faz a Renapsi”, destacou. 

“Isso é fundamental. Um jovem que vive muitos anos sem trabalhar e sem estudar, ao ter uma oportunidade, um salário, sua vida e sua autoestima mudam radicalmente”, acrescentou.

Na ocasião destacou também que o potencial não desenvolvido dos jovens que não trabalham e não estudam os deixam numa situação de dependência negativa de suas famílias. “Para um jovem que está na idade de criar, empreender, desenvolver novos projetos, pensamos que é preciso romper essa barreira do trabalho”, disse.

Barcelona, o exemplo da Europa

Na aprendizagem, o Brasil é a semente do amanhã para a Europa desde 2014. Essa história começou com a Fundesplai, passa pela Demà Jovem by Renapsi e deu origem este ano a Demà Barcelona. Demà é uma palavra catalã que significa amanhã. Nesse percurso, Barcelona está desenhando o exemplo para a Europa.

“Temos feito um trabalho piloto na Espanha que tem funcionado muito bem. Queremos que a União Europeia disponibilize recursos para isso, a formação e o trabalho, para ver se conseguimos fazer com que milhões de jovens saiam da marginalidade e de uma situação de vulnerabilidade”, disse Pepe.

Em 2021, Pepe Gassó e Ferran Falcó estiveram no Brasil para aprenderem como a união entre o governo e a iniciativa privada é importante para a promoção da aprendizagem e da inclusão dos jovens no mercado de trabalho, e como poderiam levar o exemplo para a Europa. Desde então, o ideal norteia a implementação do programa em Barcelona.

O trabalho de Pepe Gassó é parte da Demà Jovem by Renapsi, que dispõe de uma tecnologia social e é parte de uma Aliança Global entre Brasil e União Europeia, para transformar o futuro e mudar a realidade dos jovens. 

Leia também: Renapsi promove evento de abertura do Encontro Demà Jovem 2022