O ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), lidera pesquisa realizada pelo Instituto Serpes e divulgada pelo jornal O Popular neste sábado (10), sobre o cenário eleitoral na cidade. Anápolis tem 9 candidatos a prefeito.

O petista que chegou a anunciar que não participaria da eleição, mas reconsiderou após se recuperar de problemas de saúde, tem 41,9% das intenções de voto, 24,9 pontos percentuais a mais do que o prefeito Roberto Naves (Progressistas) que tem 17% da preferência dos eleitores consultados.

Outro ex-prefeito na disputa anapolina, João Gomes (PSDB) aparece com 3,2%. José de Lima (Patriota) tem 3%. Valeriano (PSL): 2,7%. Delegado Humberto (PSD) e Márcio Correa (MDB) estão empatados com: 1,7%. Josmar da Mouragás (PRTB) tem 1% das intenções de voto. Douglas (PSOL): 0,5%.

De acordo com a pesquisa votaria nulo ou não votaria: 9,7%. Não decidiu: 17,5% dos entrevistados.

Espontânea

No levantamento do tipo espontâneo, ou seja, aquele que não é apresentado o nome de nenhum candidato para o eleitor, e é feita apenas a pergunta em quem votaria para prefeito, Antônio Gomide também tem ampla vantagem para Roberto Naves.

Gomide lidera com 24,9% das intenções de voto. Roberto Naves tem 9% da preferência dos eleitores, na segunda colocação. Em terceiro aparece o ex-prefeito João Gomes com 2,2%. Com 1,5% estão empatados Márcio Correa e Delegado Humberto.

O ex-deputado estadual José de Lima e Valeriano estão empatados com 1,2% das intenções de voto. Josmar da Mouragás tem 0,7% Douglas do PSOL 0,5%. Votaria nulo ou não votaria: 8,7% dos entrevistados. Não decidiu:48,1%.

2º Turno

A pesquisa Serpes também procurou ouvir o eleitor anapolino sobre eventuais cenários de segundo turno.  Numa eventual disputa entre Antônio Gomide e Roberto Naves, o petista aparece com 50,9% contra 23,7% do candidato à reeleição pelo Progressistas. Votaria nulo ou não votaria: 10,7%.  Não decidiu: 14,7%

Num segundo cenário entre Roberto Naves e João Gomes, o atual prefeito aparece com 36,2% das intenções de voto, contra 14% do tucano. Votaria nulo ou não votaria: 24,9%. Não decidiu: 24,9%.

Já em um último cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Antônio Gomide e João Gomes, que já administraram juntos a cidade, sendo o primeiro prefeito e o segundo vice, o petista tem ampla vantagem. Gomide aparece com 55,4%, contra 9% do Tucano.  Votaria nulo ou não votaria: 17%. Não decidiu: 18,7%.

Rejeição

O prefeito Roberto Naves (Progressistas) é o mais rejeitado pelos eleitores na pesquisa Serpes/ O Popular. 16,7% não votariam no atual prefeito. João Gomes (PSDB) tem 11,5%. O ex-prefeito Antônio Gomide (PT) tem 11% de rejeição.

O ex-deputado estadual José de Lima (Patriota) tem 8% de rejeição. Douglas (PSOL) tem 6,7%. Valeriano (PSL): 6,5%. Delegado Humberto: 4,7%. Josmar da Mouragás (PRTB) 4,5%. Márcio (MDB): 3,7%. Não rejeita ninguém: 43,1%. Não decidiu: 2,7%.

Metodologia

Foram ouvidos 401 eleitores entre os dias 6 e 8 de outubro de 2020, em diferentes regiões de Anápolis. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 4,9% percentuais para mais ou para menos. A pesquisa é de responsabilidade do Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. O contratante é Jaime Câmara Irmãos S/A e divulgada no jornal O Popular. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número GO-04425/2020 no dia 04 de outubro de 2020.