A pesquisa que avalia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou nesta terça-feira (27). O questionário “Participação dos Estudantes no Enem 2023” é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceira com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O questionário deve ser respondido até 8 de março pelos inscritos na edição do Enem do ano passado. Com as respostas, o INEP identificará a percepção dos candidatos sobre a realização do exame.

Mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2023, mas somente 2,7 milhões compareceram para fazer as provas em novembro passado. Porém, o link do questionário será enviado para todos os inscritos para o exame, pois o INEP quer saber o que leva os inscritos a não participar da prova.

Leia mais: Censo Escolar: educação profissional tem aumento de 12,1% nas matrículas

Aperfeiçoamento do Enem

Todas as respostas serão usadas para aperfeiçoar as próximas edições do Enem. Entre os assuntos do questionário estão a preparação para a prova e a logística de deslocamento para o local da aplicação.

Além disso, o MEC colherá informações sobre a expectativa dos jovens brasileiro em relação ao acesso ao ensino superior.

O link será enviado por e-mail aos inscritos no Enem 2023 a partir desta terça-feira (27). Não é obrigatório participar da avaliação, por isso, a primeira pergunta é se o inscrito deseja responder o questionário.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.