Ana Braga de Queiroz morreu nesta terça-feira (20), aos 99 anos, vítima de causas naturais, em sua residência. O sepultamento ocorreu ainda ontem no Cemitério Santana, às 13 horas. Primeira mulher eleita vereadora na Câmara Municipal de Goiânia, Ana Braga foi pioneira na política entre as mulheres e, assim, se destacou na conquista dos direitos civis das mulheres na política estadual e brasileira.

Natural do município de Peixe (TO), Ana Braga nasceu em 29 de novembro de 1923. Conforme informações da Câmara Municipal de Goiânia, ela era Bacharel em geografia e história, licenciada em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assim, a carreira política começou em 1945.

Carreira política

Braga apoiou a candidatura de Coimbra Bueno para o governo de Goiás naquele ano e, em seguida, fundou o diretório regional da União Democrática Nacional. Então, ela se elegeu pela primeira vez como vereadora em 1947 pelo partido. A Câmara Municipal de Goiânia destacou que Ana Braga “enfrentou com altivez a resistência à sua atuação parlamentar e ganhou destaque na defesa do direito de as mulheres participarem da política”.

Já em 1959 foi eleita deputada estadual e ocupou um assento na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Mas, entre outros destaques da sua atuação política, Ana Braga foi coordenadora-geral do Departamento de Administração da Secretaria de Estado da Saúde em uma das gestões de Iris Rezende Machado. Outro cargo da ex-parlamentar foi consultora técnica da Companhia Agrícola do Estado de Goiás do governo de Ary Valadão, em 1984.

Legado

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), decretou luto de três dias no Legislativo pela morte da ex-parlamentar. Em nota oficial, a Câmara Municipal de Goiânia afirmou que recebeu com imenso pesar a notícia do falecimento de Ana Braga. Na mesma nota, ressaltou sua atuação importante para as mulheres na política em Goiás e no Brasil.

“O legado de Ana Braga está para sempre registrado na história de Goiânia, de Goiás e do Brasil, em especial por sua atuação na conquista dos direitos civis das mulheres goianas e brasileiras, notadamente na política e no serviço público. Ana Braga foi pioneira em tudo o que fez em sua vida. Sua trajetória como parlamentar, primeira-dama, professora e tribuna seguirá inspirando muitas gerações de homens e mulheres públicos”.

Ana Braga de Queiroz completaria 100 anos em 29 de novembro deste ano.

Confira a nota na íntegra:

Nota da Câmara Municipal de Goiânia

Recebemos com imenso pesar o falecimento de Ana Braga de Queiroz, a primeira mulher eleita vereadora da Câmara Municipal de Goiânia. O legado de Ana Braga está para sempre registrado na história de Goiânia, de Goiás e do Brasil, em especial por sua atuação na conquista dos direitos civis das mulheres goianas e brasileiras, notadamente na política e no serviço público.

Ana Braga foi pioneira em tudo o que fez em sua vida. Sua trajetória como parlamentar, primeira-dama, professora e tribuna seguirá inspirando muitas gerações de homens e mulheres públicos. Nossos agradecimentos a Ana Braga por seu espírito destemido, por suas sempre sábias palavras de coragem e afeto e, principalmente, por seu exemplo como parlamentar e cidadã.

Leia mais