Sagres em OFF
Rubens Salomão

Planalto busca derrota de Rodrigo Maia para confirmar DEM na base bolsonarista

O grupo liderado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, trabalha em consonância com o Palácio do Planalto em busca de fortalecimento interno no partido a partir da possível derrota de Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

Os governistas no DEM têm defendido, desde o início do governo, uma declaração oficial como base do presidente Jair Bolsonaro, mas as tentativas têm sido barradas pelo presidente nacional da sigla, ACM Neto, e pelo próprio Maia, que defende posição de independência.

Avaliação agora é que o nome de Arthur Lira (PP/AL) assume favoritismo na disputa, depois da decisão do STF que impede reeleição de Rodrigo Maia, que ainda não apresentou seu candidato oficial para a eleição interna, em fevereiro. Sem Maia para “atrapalhar”, ganharia força o grupo de Onyx, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e de Caiado.

O ministro Onyx, quando estava na Casa Civil, já disse sonhar com a filiação de Bolsonaro ao partido para disputar a reeleição em 2022.  A esse bloco governista se somaria o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), que tenta o apoio de Bolsonaro para eleger seu sucessor e que pode virar ministro numa reforma ministerial depois das eleições do Congresso. O candidato de Davi é o líder do DEM no Senado, Rodrigo Pacheco (MG).

 

Causa própria

Há, no entanto, quem avalie que Onyx trabalhe para entrada oficial do DEM na base bolsonarista com o real objetivo de se preservar na reforma ministerial. A cadeira do ministro é cobiçada pelo Centrão, que espera sua troca após a escolha do novo presidente da Câmara. Os partidos que apoiam Lira (PP, PL, PSD e outros) defendem uma redistribuição de poder na Esplanada e querem ampliar seu espaço no governo.

Primeiro aqui

Como antecipado aqui, o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota) está convencido de que não deve pautar o projeto que aumenta salários de vereadores, prefeito, vice e secretários municipais. A Câmara passa nesta semana a realizar sessões de segunda a sexta.

Alternativa

A solução seria a apresentação de pedido de inversão da pauta, mas falta apoio interno, já que o documento tem de ser assinado por 12 vereadores. Além disso, falta argumento para defender a medida, diante do cenário de crise na pandemia e do fato de que os parlamentares têm tido, desde 2012, o reajuste inflacionário.

No vermelho

Deputados estaduais devem votar nesta semana projeto do governo que prevê socorro a empresas de economia mista que passam por dificuldades financeiras em decorrência da pandemia. As beneficiadas seriam a Agência Goiana de Habitação (Agehab), Goiás Telecomunicações (GoiásTelecom), Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e Metrobus.

A definir

O valor a ser concedido pelo governo de Goiás ainda será previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. Se aprovado, o socorro será destinado à cobertura de déficits de manutenção das estatais. O pagamento será mensal, com base na apresentação de gastos à Secretaria de Estado da Economia e Secretaria de Estado da Administração.

Economia

A Valec obteve autorização do IBAMA em setembro e deve iniciar em 2021 a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). O trecho de 383 km vai interligar o Vale do Araguaia com a Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), de Itaqui (MA) e, no futuro, de Ilhéus.

Expansão

A partir da nova Ferrovia, já são adiantados os projetos de construção de plantas de etanol de milho (integradas ou não a usinas de cana) para investidores que exploram fronteiras ainda não contempladas pela expansão do segmento. Entre as regiões com potencial para novos empreendimentos estão a bacia do Rio Araguaia, entre Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso, e o Paraná.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.