Um levantamento conduzido pela empresa Acordo Certo sobre a atual situação financeira dos consumidores mostra que 73% dos brasileiros não guardam dinheiro e, de modo geral, sentem dificuldades em manter uma vida financeira saudável.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior #161 desta sexta-feira (11), o planejador financeiro da Real Cultura Financeira, João Gondim, explica porque esse problema insiste em ocorrer na vida de quem só pensa em economizar, mas não consegue dar o primeiro passo.

“Isso acontece porque as pessoas são orientadas a vida toda a fazer algo extremamente prejudicial, que é tentar fazer o dinheiro sobrar. As pessoas têm o costume de que quando querer ter um dinheiro juntado, juntar na poupança, elas tentam fazer com que o dinheiro sobre, e o dinheiro não serve para sobrar, serve apenas para ser gasto”, afirma.

De acordo com João Gondim, o dinheiro destinado para investimento futuro precisa ser o primeiro pagamento do mês. “A gente considera o investimento, esse dinheiro que você vai separar todos os meses, como o primeiro pagamento. É uma prioridade. Então quando você recebe, por exemplo, no dia 5, já no dia 6 separe o seu investimento e gaste todo o restante. Aí não tem milagre e acontece de forma muito eficaz”, avalia.

Confira a entrevista a seguir dentro do STM #161