Esta semana trouxemos uma novidade que vai facilitar a vida dos cidadãos de Goiás e, se facilita a vida, a gente mostra! Trata-se da nova Plataforma Expresso, um sistema que permite ao governo estadual realizar uma série de serviços ao cidadão de maneira digital e on-line.

Para falar sobre isso, conversei com o secretário estadual de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira. Mas, até que ponto isso pode ir? Qual o tamanho desta “revolução digital”?

Marcio Cesar explica que a digitalização dos serviços públicos é uma realidade mundial, e cita o exemplo da Estônia, pequeno país do Leste Europeu que tem quase todos os serviços realizados de forma on-line. Ainda conforme o secretário, o Expresso já oferece a renovação da carteira de motorista, a segunda via da fatura de água e alguns outros serviços que podem ser feitos por meio do aplicativo.

A integração dos serviços começou em 2019, ano em que Goiás foi questionado pela baixa digitalização de serviços. Em 2020, diz, Goiás era o décimo estado com maior número de serviços digitais, e esta posição deve melhorar a partir da unificação de serviços. Atualmente, 68 serviços são totalmente digitais, outros, parcialmente, dentro de um leque de 700 serviços prestados pelo estado.

Os dois serviços mais acessados atualmente estão diretamente ligados à pandemia de Covid-19. O primeiro deles é o “Monitora”, que ajuda a fazer o teste de contaminação, seguido pelo “Vacina”, por onde se faz o agendamento da vacinação.

O sucesso é grande e a plataforma ultrapassou os 854 mil acessos somente no dia 18 de maio, data de seu lançamento. Deste total, cerca de 60% dos acessos foram feitos pelo telefone celular. O secretário garante que há estrutura suficiente para receber esta demanda sem risco de lentidão e travamento do aplicativo.

Vapt-Vupt

Marcio Cesar garante que o Expresso não representa o fim do Vapt-Vupt, mas acredita que haverá uma mudança de cultura na forma de buscar resolver problemas burocráticos, de agendamento e de outras áreas que envolvam o Poder Público, passando cada vez mais a serem resolvidos de forma on-line. Enquanto isso, o governo vai instalar totens em agências do Vapt-Vupt e em cidades que não contam com essas agências, ampliando a capilaridade do atendimento ao público.

Para quem tem dificuldade de acesso à internet ou com o manuseio da tecnologia, o secretário concorda que este é um problema de inclusão digital em todo o Brasil. Por isso, a ideia foi fazer um sistema intuitivo e de fácil compreensão para que seja útil ao maior número de cidadãos.

Este é um caminho sem volta. A cada dia, os sistemas serão mais completos e mais fáceis de utilizar. Quem quiser conferir, acesse www.expresso.go.gov.br ou baixe o aplicativo: expressogoias.

Vale destacar que o assunto está alinhado com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16, que trata de Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Em tempo: nosso quadro Faz Parte do Cenário desta semana trouxe a participação da consultora educacional e musicista Karine Sá, que mostra como está a situação da pandemia de Covid na Inglaterra, país da Europa que sofreu muito no início da pandemia, mas conseguiu dar a volta por cima e hoje respira mais aliviado.

Programa completo:

Temas abordados

– O que é a Plataforma Expresso? https://youtu.be/R51faKJPK34

– Da lanterna para o pódio: como Goiás avança na digitalização de serviços. https://youtu.be/vtT-7PWoaKY

– Goiás tem mais de 700 serviços prestados pelo estado, menos de 10% são totalmente digitais. https://youtu.be/y0ZVRXIn20Q

– Plataforma Expresso tem mais de 850 mil acessos no primeiro dia. https://youtu.be/a4bDzWu13XU

– O Expresso é o fim do Vapt-Vupt? https://youtu.be/PI39yue4oyU

– Qual é o futuro dos serviços públicos? https://youtu.be/Y4OGEpSluDI

– Covid no mundo – o cenário na Inglaterra. https://youtu.be/uuQf80HlRns