Sagres em OFF
Rubens Salomão

STF firma parceria com seis plataformas para plano de combate à desinformação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, assinou nesta quinta-feira (6) um acordo com seis plataformas de redes sociais para ações de combate à desinformação. Google, YouTube, Meta, TikTok, Kwai e Microsoft vão definir com o Supremo medidas específicas que serão desenvolvidas por cada plataforma.

As seis plataformas passam agora a fazer parte do Programa de Combate à Desinformação criado pelo tribunal em 2021. O programa prevê o combate a “práticas que afetam a confiança das pessoas no Supremo, distorcem ou alteram o significado das decisões e colocam em risco direitos fundamentais e a estabilidade democrática”.

Na assinatura do acordo com as plataformas, Barroso afirmou que o país vive uma das piores epidemias que é a do ódio e a da desinformação. “As plataformas precisam se tornar parceiras do enfrentamento à desinformação e ao ódio no interesse. Nao há como enfrentar desinformação sem parceria das plataformas”, disse o ministro.

plataformas assinam parceria com STF
Foto: Assinatura de acordo de adesão das plataformas Meta, TikTok, Google, Kwai, Microsoft e YouTube ao Programa de Combate à Desinformação do STF. (Crédito: Antonio Augusto/SCO/STF)

Plataformas

Barroso afirmou ainda que é importante atuar para que a revolução digital não jogue as pessoas “num abismo de ódio, desinformação e negatividade”.

Parceria

Atualmente, o STF conta com 104 parceiros, entre organizações, entidades, órgãos públicos e universidades. Segundo a Corte, a adesão das plataformas ao programa prevê o desenvolvimento de ações conjuntas.

Objetivo

“Com a finalidade específica de promover ações educativas e de conscientização. Para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação que viole princípios, direitos e garantias constitucionais”. O Supremo informou que a parceria não envolve repasses de recursos financeiros nem do tribunal e nem das plataformas.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.