No podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, detalham o cenário e o impacto na ordem mundial após o dia 20 de julho de 1969, quando a nave Apollo 11 levou à órbita da Lua os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins. A chegada ao satélite natural da Terra marcou um dos ciclos da corrida espacial, disputada entre os Estados Unidos e a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), iniciada em 1957 com o lançamento do Sputinik, primeiro satélite artificial a orbitar a Terra.

(Foto: Nasa)

A Apollo 11 era composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço. A missão completa durou oito dias e Armstrong e Aldrin caminharam na superfície da Lua, na região batizada de Mar da Tranquilidade, por duas horas e 45 minutos. Ao longo de toda a história da humanidade, somente 12 homens tiveram o privilégio de pisar sobre a superfície da Lua. Ao todo, 24 astronautas já estiveram na órbita lunar, todos como integrantes das seis missões Apollo, que foram executadas entre as décadas de 60 e 70. Tais missões proporcionaram enormes avanços científicos à humanidade, entre os mais diversos campos do conhecimento.

Na comemoração dos 45 anos, a NASA divulgou imagens remasterizadas daqueles 8 dias. Confira abaixo:

Astronauta brasileiro

O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira e atual ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi o primeiro brasileiro a viajar ao espaço. Após ser escolhido em 1998 pela Agência Espacial Brasileira e Nasa (Agência Espacial Norte-americana) para integrar a missão, Pontes, que na época já estudava nos Estados Unidos, se mudou com a família para o estado do Texas. Durante dois anos passou por treinamento no Johnson Space Center, na cidade de Houston.

A viagem à Estação Espacial Internacional (ISS em inglês), que aconteceu em 2006, fez o brasileiro entrar para a história.

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana fica por conta do ministro da Agricultura e Alimentação da França, Didier Guillaume. Enquanto o setor industrial francês comemora, agricultores, ambientalistas e inúmeros políticos da França, inclusive do partido do governo, se opõem abertamente ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado no último dia 28 de junho.

“Então vamos ser cuidadosos e, como disseram o ministro de Assuntos Estrangeiros e a secretária de Estado, é preciso esperar para saber exatamente o que está no texto. Mas já garanto a vocês, senhoras e senhores, lhes digo: o governo e eu mesmo estaremos atentos e vigilantes. Não será um ministro que vai sacrificar a agricultura francesa por causa de um acordo internacional.”, avisou o ministro.

Produtores agrícolas e ecologistas franceses afirmam que o Brasil não cumpre as mesmas exigências sanitárias, trabalhistas e ambientais impostas a produtores da Europa e que, por isso, os produtos sul-americanos têm preços “incomparáveis” aos dos europeus.

O acordo vai permitir aos quatro países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – exportar 99 mil toneladas de carne bovina isentas de tarifas por ano à UE, 55% de carne fresca e 45% de congelada, segundo o site UOL.

Os sul-americanos ainda poderão exportar à UE com tarifa zero suas cotas de carne bovina que já tinham no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) – 14 mil toneladas para o Brasil, 29 mil para a Argentina e 6 mil para o Uruguai -, antes com taxas de 20%.

Músicas comentadas neste Episódio

Frank Sinatra – Fly Me To The Moon

Fly Me to the Moon”, originalmente intitulado “In Other Words”, é uma canção escrita em 1954 por Bart Howard. A célebre interpretação de Frank Sinatra foi gravada em 1964 e estava intimamente ligada ao Programa Apollo, que realizou missões entre 1961 até 1972 com o objetivo de levar o homem à Lua.

The Police – Walking on the Moon

A música foi o segundo single do disco de maior sucesso da banda e logo ficou em primeiro lugar no Reino Unido, em 1979.
O videoclipe da música foi filmado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 23 de outubro de 1979.

Dark Side to the Moon

Meduza – Piece Of Your Heart (ft. Goodboys)

Meduza é um trio formado por Mattia, Luca e Simone, três jovens nascidos em Milão na Itália, que foi considerada a melhor novidade apresentada no Amsterdam Dance Event. O primeiro lançamento veio na forma de um remix de “Heaven Let Me”, da Friendly Fires, que já despertou o interesse ao redor do mundo. Mas tudo mudou depois do lançamento do single próprio de estréia.

Ouça +

Sagres Internacional #25: O drama dos imigrantes no mundo atual

 

Sagres Internacional #24: Os desafios da Grécia contemporânea

Sagres Internacional #23: O bilionário mundo do tráfico internacional de drogas

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, de 14h às 15h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais. Confira as outras edições em nosso site, no Spotify, no I Tunes e no Google Podcasts.