O podcast “Contos da Capivara” lançará três episódios especiais a partir de 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. Idealizado pela editora Poétika e pelo movimento Verdes Marias, o podcast inspira pais e filhos rumo a uma vida mais sustentável. Então, os três episódios ressaltam histórias de autores nacionais com foco em sustentabilidade e preservação do oceano.

Três casinhas

Foto: Divulgação/Verdes Marias

As histórias são divertidas ao mesmo tempo em que ensinam as crianças assuntos importantes sobre o meio ambiente. Um dos episódios é com a autora Lívia de Ekuã, de 11 anos, que tem três livros publicados. O episódio com a escritora será o 11 – Três Casinhas. 

Nele, então, a escritora recordou a história dos três porquinhos e relacionou com o sofrimento de amigas que vivem na favela Torresmo (SP). O local sofreu com enchente. Assim, Lívia de Ekuã aborda o racismo ambiental com base em moradia, desigualdades e consequências do descarte incorreto de resíduos.

“Quero que as pessoas conheçam mais a realidade da favela e tenham mais cuidado com a natureza. Um spoiler que eu posso dar é que tem a realidade da favela e também tem aventura”, contou a escritora.

Ovoreka

O episódio 10 é intituldado Ovoreka e conta com a participação do escritor e jornalista, João Luiz Guimarães. João Luiz afirma que não teve uma inspiração específica para a história, pois acredita que “abrir-se para outras possibilidades de existência e para a verdadeira empatia”

“É importante sair de si e abrir-se para a maravilha que é o outro — mesmo que um outro imaginário como um ovo com problemas de calvície”, disse.  

Foto: Divulgação/Verdes Marias

Guimarães conta a história de um cientista que cria uma máquina para achar pelo em ovo. A história escrita por João conta sobre um cientista que desenvolve uma máquina de “achar pelo em ovo” e a sustentabilidade está ligada a solução que ele descobre para o problema. O autor ressalta a importância de impactar o público infantil com temas sobre o meio ambiente.

“Acredito muito nesse pacto ético intergeracional, esse longo fio de humanidade que herdamos de nossos ancestrais e que deixamos de legado aos que ainda não nasceram. E que tem tanto direito ao mundo quanto nós tivemos”, contou.

Proteção dos oceanos

O tema do episódio 9 é a proteção dos oceanos. Intitulado “Matilda”, o episódio do podcast recebe Giselle Reis, coordenadora de educação da ONG Sea Shepherd Brasil. Dentre os temas abordados na conversa, está a previsão de que haverá mais plásticos do que peixes no oceano em 2050, caso a poluição plástica não desacelere. O dado é oficial do Fórum Econômico Mundial de Davos.

Reis elogiou a iniciativa do podcast sobre sustentabilidade e a ideia de focar no público infantil. 

“Um podcast infantil que trate de questões tão cruciais de mudanças de hábitos é extremamente necessário no momento que estamos vivendo. E com certeza não poderíamos deixar de participar para representar o oceano, tão negligenciado e esquecido na maioria das pautas ambientais. Inspirar pessoas, sejam adultos ou crianças, a se juntarem a nós na defesa do oceano é o que nos move”, contou.

Foto: Divulgação/Verdes Marias

Podcast sobre sustentabilidade

O podcast “Contos da Capivara” está disponível no site da Verdes Marias. Então, o projeto já conta com oito episódios que seguem a linha temática no podcast: “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente”.

Assim, o projeto é desenvolvido pelo movimento Verdes Marias, das irmãs Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes. E é co-produzido pela editora Poétika, produtora audiovisual que tem direção de Flávio Ermírio e produção executiva de Nina Valentini.

Mariana Moraes contou que o público-alvo do projeto são as crianças e suas famílias. “Com o podcast buscamos não só levar educação ambiental de qualidade para crianças e suas famílias, mas também criar uma rede potente e diversa de autores nacionais que foram provocados por nós a escreverem sobre temáticas sustentáveis”, disse.

Leia mais: