Um modelo de turbina eólica desenvolvido na Alemanha pode ser três vezes mais eficiente que as estruturas atuais usadas em todo o mundo. O novo modelo é um projeto de Horst Bendix, um aposentado de 92 anos que vive em Leipzig. A estrutura inovadora gera energia com ventos mais fortes e constantes de altitudes superiores a 200 metros. 

Horst se aposentou em 1995 da atividade profissional de fabricar máquinas pesadas na Kirow.  Então, das escavadeiras de lignite e guindastes o aposentado projetou a turbina eólica para auxiliar o mundo na transição energética. No entanto, o foco do projeto de Horst não é criar algo novo, mas melhorar o desempenho das turbinas 

“O benefício é um maior desempenho energético. Os ventos em grandes altitudes são mais fortes e constantes, o que pode tornar a ‘colheita eólica’ mais produtiva”, explicou Horst.

Além disso, o modelo desenvolvido pelo alemão pode diminuir o espaço que as turbinas precisam para gerar eletricidade. Pois já existem parques eólicos pelo mundo, mas eles são estruturas grandes que demandam campos para a instalação das tribunas. 

Turbina eólica de Bendix

Turbina eólica Bendix (Foto: Spring D)

A turbina eólica de Bendix é diferente dos modelos existentes. O design do protótipo possui uma torre de três pernas com base em uma coluna vertical e duas colunas de suporte. No topo da torre, o projeto conta com vários  geradores ao invés de um único gerador como as torres convencionais.

O projeto batizado de Bendix propõe a torre de tripé para melhorar as forças de flexão das turbinas atuais. Com uma única torre, a estrutura corre o risco de dobrar. Assim, as torres atuais não podem ser muito altas por causa da instabilidade e danos à estrutura da torre.

Assim, o design da Bendix resolve o problema das forças de flexão, pois remove o peso da torre por ter diversos geradores e na parte inferior da estrutura. Logo, a falta de peso melhora a base da estrutura que pode ser mais alta, onde tem mais vento. Consequentemente, a estrutura da Bendix melhora o desempenho das turbinas.

Especialistas elogiam o projeto

A estrutura da Bendix pode triplicar a energia gerada de uma única turbina eólica. Frank Zeulner é um especialista que construiu parques eólicos em diversos locais do mundo e elogia o projeto da Bendix.

“Com um sistema tão grande e com uma altura de cubo tão grande, você pode colher mais de 20 a 30 gigawatts-hora por ano. Com um convencional, por exemplo, dez. O desempenho pode ser o dobro ou o triplo”, afirmou.

Zeulner elogiou a capacidade do projeto de alcançar altas altitudes e melhorar o desempenho na geração da energia. “Isso garante que eu possa chegar facilmente às regiões mais altas, onde há muito mais vento. E isso, por sua vez, significa muito mais desempenho”, contou.

Por enquanto, a turbina Bendix ainda é apenas um protótipo criado por Horst Bendix, mas o projeto já está patenteado. Empresas e especialistas demonstraram interesse em testes avançados  do novo modelo de turbinas eólicas.

*Com informações do portal CicloVivo

Leia mais: