No último episódio do PodFalar em 2021, os temas são a tensão política na Assembleia Legislativa, que levou dois deputados a se insultarem em plenário, e as votações do fim do ano legislativo, além da queda da popularidade digital do governador Ronaldo Caiado.

Os deputados estaduais Major Araújo (PSL) e Amauri Ribeiro (Patriota) trocaram desaforos no plenário da Assembleia Legislativa nas duas últimas semanas. Na falta de bons argumentos para os debates políticos, Amauri Ribeiro exibe uma suposta valentia, tentando se impor com gritos estridentes e palavrões e encontrou em Major Araújo um contendor à altura.

O estopim da briga foi a aprovação de uma emenda jabuti, incluída na emenda constitucional de redistribuição do ICMS entre os municípios, aprovada e promulgada em 7 de dezembro. Essa emenda incluiu nas disposições transitórias da Constituição Estadual determinação para o Estado adotar em 2021, 2022 e 2023 as medidas das Leis Complementares federais 156, de 2016, e 159, de 2017, como a proibição de realização de concursos públicos, à exceção de substituição de vagas abertas no serviço público, progressão e promoção de carreira, criação de cargos e funções, além de isenção de impostos e benefícios fiscais. São temas impopulares às vésperas do Estado aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O governo estadual espera que o presidente da República, Jair Bolsonaro, assine a adesão de Goiás ao RRF, já autorizado pelo Ministério da Economia, na próxima semana, mas em sua live na quinta-feira (16), Bolsonaro disse que vai “esperar um pouco” antes de assinar.

No segundo bloco a queda da popularidade digital do governador Ronaldo Caiado. Em 2019, ele surfou na onda bolsonarista. Sua popularidade nas plataformas digitais foi proporcional à do presidente Jair Bolsonaro, também nas alturas. No início do mandato o índice de popularidade digital (IPD) de Caiado era de 34,45 pontos, numa escala de 0 a 100. Em março de 2020 saltou para 61,9 pontos. Essa métrica foi criada pela Quaest Consultoria e Pesquisa, de Belo Horizonte, e analisa a notoriedade dos políticos brasileiros em plataformas como Google, Wikipedia, Facebook, Instagram e Twitter.

Naquele auge, Caiado chegou a liderar o ranking dos governadores. Em março de 2020 veio a pandemia e as divergências políticas entre ele e Bolsonaro. A partir desse momento, houve o distanciamento político entre eles, o que foi captado pelo IPD. Segundo revelou Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria, seu índice atual é de apenas 27,68 pontos, o mais baixo desde o início de seu mandato.

O PodFalar entrará em recesso de fim de ano e voltará ao ar no dia 15 de janeiro. Boas festas a todos os nossos queridos ouvintes e seguidores. Até a volta.

Ouça +

Confira todas as edições anteriores do PodFalar:

O PodFalar entrará em recesso de fim de ano e voltará ao ar no dia 15 de janeiro. Boas festas a todos os nossos queridos ouvintes e seguidores. Até a volta.