O processo de definição de vagas para ao Senado aos poucos vai ganhando forma. Na base caiadista, diferentes nomes tentam um lugar ao sol e buscam a preferência do governador e de outras lideranças políticas.

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, (PSD) o deputado federal, Delegado Waldir (União Brasil), e o presidente estadual do PP, Alexandre Baldy apresentam maior chance de receber a bênção de Caiado. Lissauer inclusive oficializou pré-candidatura e deu sinais claros ao governador.

Delegado Waldir esteve ao lado de Caiado nesta semana, na primeira agenda pública dele após o governador ter se recuperado da Covid-19. Durante inauguração do Colégio Estadual Nazir Safatle, no Jardim Curitiba II, em Goiânia, Waldir atuou como um animador de show para chamar a atenção do chefe do Executivo estadual.

Presente no mesmo evento, o vice na chapa de Caiado, Daniel Vilela, afirmou que a decisão política não pode ser tomada pelas paixões.

Com um pé fora da base está o deputado João Campos que nesta semana recebeu apoio do Agir 36, partido que apoia a pré-candidatura do ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, ao governo.

Outro nome é o do senador Luiz do Carmo que nesta semana saiu por vias da cidade se apresentando ao eleitor, tentanto se tornar mais conhecido.

Wilder Morais é o nome do presidente Bolsonaro em Goiás. Ele acredita que será possível uma transferência de voto do presidente para ele.

Marconi Perillo tende a não ser candidato ao governo, como avalia a deputada estadual Lêda Borges.

Na esquerda, Denise Carvalho foi o nome indicado pelo PCdoB, no conjunto da federação com PT e PV, podendo ter o PSB na chapa. O Novo tem o nome do empresário Leonardo Rizzo.

Terceira via

A tentativa de construir uma alternativa para as candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, ou seja, a chamada terceira via, ainda não se consolidou. Nesta semana, o ex-governador de São Paulo, João Doria, em um tom fúnebre, desistiu de sua pré-candidatura a presidente pelo PSDB.

Ao longo da semana, hipóteses foram levantadas como a candidatura própria no PSDB, tendo o nome de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. Outra posssibilidade é a de que ele seja vice de Simone Tebet. A emedebista teve referendada a sua pré-candidatura pela cúpula do partido, apesar de resistências. A missão dela é de ser tornar conhecida.

Língua Solta

No quadro Língua Solta, o PodFalar ouviu o vereador por Goiânia Izídio Alves, que ficou na bronca com colegas e com representantes do Paço Municipal.

Confira edições anteriores do PodFalar:

PodFalar #184 | A busca da prefeitura por R$ 1 bilhão e a reconstrução da narrativa tucana

PodFalar #183 | Carteirada no comando do PL em Goiás e o racha na federação de esquerda

PodFalar #182 | Teto de Lula contra piso de Bolsonaro e a discreta defesa por unidade na base caiadista