A disputa pelo legado político de Maguito Vilela na eleição estadual deste ano e a demora do Paço para confirmar projetos do Plano Diretor e do Código Tributário de Goiânia são os temas desta edição do PodFalar. Tem ainda a língua, braço e mãos soltas do presidente Jair Bolsonaro em meio à provocação de opositor em Brasília. O primeiro podcast de política de Goiás tem trilha sonora de Beto Strada e conta apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão, Samuel Straioto e Rafael Rodrigues.

Leia mais: Definidas datas dos debates e entrevistas com candidatos ao governo, vice e Senado; confira

O governador Ronaldo Caiado (UB), junto do candidato a vice, Daniel Vilela (MDB), começou os atos de campanha nesta semana justamente pela cidade de Aparecida de Goiânia, principal base do maior adversário: o ex-prefeito da cidade, Gustavo Mendanha (Patriota). Não por acaso, a estratégia governista busca o crescimento na região metropolitana de Goiânia para manter a chance de vitória já no primeiro turno.

A disputa entre as duas candidaturas materializou nos últimos dias uma corrida já antecipada pelo PodFalar: a influência do legado político de duas das maiores lideranças da história de Goiás: Iris Rezende e, neste caso, principalmente Maguito Vilela.

O segundo maior colégio eleitoral do estado tem peso determinante na eleição e tanto Caiado quanto Mendanha tentam utilizar o legado do ex-prefeito e ex-governador Maguito Vilela (MDB). O governador tem na chapa o filho de Maguito.

Atrasos

O projeto de revisão do Plano Diretor de Goiânia foi sancionado em 4 de março. O texto entra em vigor no dia 4 de setembro. No entanto, neste período de transição do atual plano para o novo, havia a necessidade de aprovação de 12 leis complementares. No entanto, nenhum destes projetos estão na Câmara Municipal.

A legislação dá um prazo de 180 dias para entrar em vigor justamente para que se tenha um tempo de adaptação ao novo regramento e a atualização das leis que complementam o Plano. Tratam-se de regras mais específicas em relação ao Plano Diretor.

Em resposta a coluna Giro do jornal O Popular, o secretário municipal de Planejamento Urbano, Valfran Ribeiro disse que oito projetos estão na Casa Civil e outros quatro estão sendo analisados pela comissão do Plano Diretor na Prefeitura de Goiânia. Vale ressaltar que mais de 20 vereadores são candidatos nas eleições 2022 e na Câmara tem sido corriqueira nesta legislatura a ausência de sessões por falta de quórum.

Já estão finalizadas leis como: O Código de Parcelamento do Solo, Estudo de Impacto de Vizinhança, Estudo de Impacto de Trânsito, Lei de Áreas de Especial Interesse Social, Lei de Habitação de Interesse Social, Código de Obras e Edificações e as leis do Projeto Diferenciado de Urbanização (PDU) e Lei do Uso e Ocupação do Solo Rural. Estão em fase de elaboração o Plano de Mobilidade, a Lei das Calçadas, a Lei Ambiental e o Plano de Arborização.

Língua Solta

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira (18) após ter sido provocado pelo youtuber Wilker Leão, na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência em Brasília. Bolsonaro atendia apoiadores e entrou no carro oficial para seguir para sua agenda de campanha eleitoral, mas, com o aumento dos xingamentos, saiu do veículo e disse que queria falar com o youtuber. Só que tentou pegar o celular dele, ordenou que os seguranças pegassem o aparelho e acabou puxando o homem pela gola da blusa, depois no braço dele.

Confira edições anteriores do PodFalar

PodFalar #196 | O anabolizante eleitoral de Bolsonaro e o teto de Lula

PodFalar #195 | Os conflitos históricos do novo ciclo político em Goiás

PodFalar #194 | Os altos degraus da escada política de Marconi e a língua solta de Lula

PodFalar #193 | A inércia dos representantes de Lula e Bolsonaro em Goiás e o novo ataque ao TSE