Os 91 anos do voto das mulheres e o atual cenário político brasileiro são os temas da edição #221 do PodFalar, o primeiro podcast de política de Goiás, com Laila Melo, Samuel Straioto e Rubens Salomão, e trilha sonora de Beto Strada.

Para analisar a história e o cenário atual, o PodFalar conversa nesta edição com a doutora em Ciência Política, professora da UnB, Ana Maria Prestes, e com a vereadora Aava Santiago, que é presidente do PSDB em Goiânia.

Ouça o programa em formato de podcast:

Ouça “PodFalar #221 | A história e o presente de luta das mulheres na política” no Spreaker.

As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral.

Em 1933, houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, e as mulheres puderam votar e ser votadas pela primeira vez. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino.

Mais de 91 anos depois daquele 24 de fevereiro, a representatividade feminina em cargos eletivos ainda não está nem perto da proporção das mulheres na população. Enquanto elas são 52% do eleitorado, ocupam apenas 17% das cadeiras na Câmara Federal e 14% no Senado. São apenas duas governadoras eleitas entre os 27 estados brasileiros.

Este episódio teve áudios do Sistema Sagres. Confira o PodFalar todo sábado, às 9h30 da manhã, na Rádio Sagres, no Sagres On-line, no aplicativo da Sagres, no SoundClound, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado.

Confira edições anteriores do PodFalar: