Os tucanos conseguiram fôlego nesta semana e se movimentaram com alguma desenvoltura pela cena política goiana. Tudo começou com as articulações pela eleição de Lissauer Vieira (PSB), que se elegeu presidente da Assembleia Legislativa na sexta-feira (1º). Os ex-governadores Marconi Perillo e José Éliton participaram ativamente das conversações. Depois voltaram à atividade em função da decisão do governo de cancelar os convênios do programa Goiás na Frente.

Os tucanos ficaram eufóricos. Eles acreditavam que ficariam imersos por pelo menos seis meses. Marconi em São Paulo, cuidando de sua defesa no processo de suspeita de caixa dois com dinheiro da Odebrecht levantada pela Operação Lava Jato e que o levou à prisão por um dia em outubro. José Éliton, teria mais liberdade de ação, mas ainda assim ficaria mais voltado para reabertura de seu escritório de advocacia. 

Mas eis que as contingências políticas, algumas delas propiciadas pelo próprio governador Ronaldo Caiado, mudaram o cenário e os tucanos encontram espaço para agirem bem mais cedo do que previam. É esta história que contamos na primeira parte desta 29º edição do PodFalar, que trata ainda sobre a autoavaliação do governador sobre seu primeiro mês de governo, com direito a Power Point e entrevista coletiva à imprensa.