O projeto de lei do governador Ronaldo Caiado (DEM), encaminhado nesta semana à Assembleia Legislativa, denominado Passe do Jovem Estudante tem efeito político explosivo e ainda pode provocar reflexos colaterais com possível reajuste no preço da tarifa de ônibus na Região Metropolitana de Goiânia.

O primeiro bloco deste podcast mostra que o projeto de lei derruba uma histórica conquista dos estudantes, que começou com meia passagem de ônibus e terminou com o Passe Livre Estudantil, e o substitui por um programa social, destinado a uma pequena parcela dos estudantes goianos.

Por fim, há técnicos em transporte que acreditam que assim que se o projeto for aprovado voltará a vigorar antiga lei federal, regulamentada por lei estadual, que dá direito ao estudante de pagar apenas meia passe de ônibus.

Nesta hipótese, os 50% restantes seriam bancados pelos usuários do transporte coletivo, como era até junho de 2017, o que obrigaria a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) a reajustar o preço da tarifa para evitar um “desequilíbrio econômico-financeiro” nos contratos em vigor.

O segundo bloco traz uma análise sobre os motivos que levaram o prefeito Iris Rezende (MDB) a escolher o vereador Oseias Varão (PSB) na Câmara de Goiânia.

Ouça +