O Sistema Sagres de Comunicação segue com a produção da série de podcast pODS, produção alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa abordou o ODS número 3 – Boa saúde e bem estar.

No quinto episódio, Rubens Salomão e Thais Dutra receberam o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, e o vice-presidente da Associação Psiquiátrica de Goiás, Tiago Oliveira, para discutir políticas públicas para saúde mental.

Assista na íntegra:

A pandemia da Covid-19 deixou marcas na saúde mental de todos no mundo. Segundo Thiago Batista, o aumento na procura por atendimentos se deu em todas as idades, mas em crianças e adolescentes esse crescimento foi ainda maior. Ele explica que o uso de substâncias acaba por agravar os casos.

“Os atendimentos aumentaram bastante, não só os ambulatoriais, mas também em atendimentos de emergência, com um aumento muito grande em tentativas de suicídio. Os mais comuns são os transtornos de humor e problemas relacionados ao uso de substâncias, como álcool e drogas, que acabam piorando os quadros de transtornos mentais” afirmou o vice-presidente.

Especialistas discutem saúde mental no pós pandemia. Foto: Sagres TV.

Pelo Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes percorreu mais de 180 municípios em Goiás nos últimos dois anos. Ele revela que uma das maiores preocupações são com as sequelas da Covid-19, que além de físicas, também se apresentam na esfera mental.

“Como palestrante eu tive a oportunidade de estar em vários municípios, e o é preocupante o quanto os casos de problemas de saúde mental tem aumentado. Todos nós fomos afetados pela pandemia, principalmente aqueles que tiveram a doença, pois ela desenvolve uma série de sequelas diferentes em cada caso”, disse.

Questionados se a rede pública atualmente está preparada para lidar com todos esses casos, ambos os profissionais foram enfáticos em afirmar que a não há estrutura suficiente para atender toda essa nova demanda.

“O crescimento foi muito grande e muito rápido, a pandemia pegou todos desprevenidos. A tônica da próxima administração deve ser pelo cuidado com a saúde mental”, afirmou Thiago.

Confira edições anteriores do pODS: