A Polícia Civil vai pedir o fim das torcidas organizadas de Goiás e Vila Nova. A comunicação foi feita na manhã desta quarta-feira, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), quando o delegado Marco Antônio Morbeck, apresentou as conclusões do inquérito sobre a atuação das torcidas organizadas nos últimos três anos.

De acordo com Morbeck, foi feito um levantamento das ações das torcidas organizadas desde 2008. A Polícia Civil chegou à conclusão baseada na conduta das lideranças que grande parcela das pessoas envolvidas nas entidades estão voltadas para cometer crimes, como incitação e apologia a atividades criminosas.

Por conta das conclusões apresentadas no inquérito, o delegado irá pedir que as lideranças das três torcidas – Sangue Colorado, Esquadrão Vilanovense e Força Jovem Goiás -, sejam afastadas do clássico do próximo sábado, no Estádio Serra Dourada. Segundo Morbeck, a decisão é baseado no estatuto do torcedor, que prevê que pessoas envolvidas em confusão, podem ser obrigados a ficar longe dos estádios em dia de jogos por até um ano.

Não para por aí. O delegado revelou que o objetivo da Polícia Civil é acabar com as torcidas organizadas de Goiás e Vila Nova. Nos próximos dias, o pedido será feito ao Poder Judiciário. “O objetivo é extinguir as torcidas organizadas. A sociedade goianiense não aceita mais estas entidades,” afirma Morbeck.