(Foto: Polícia Civil do Estado de Goiás)

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) apresentou o balanço parcial da Operação Luz na Infância II, uma das maiores ações de combate à pedofilia no mundo. A ação é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP), em 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em Goiás, a operação ocorre nas cidades de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Luziânia, Valparaíso, Pontalina, Iporá, Rio Verde e Jataí, onde estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão.

As equipes procuram arquivos e conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Até o momento quatro pessoas foram presas em Goiânia, dentre elas um homem de 74 anos, o que chamou a atenção da polícia devido aos vídeos serem supostamente produzidos na casa do suspeito, como explica a Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, Sabrina Leles.

“Esse caso causou uma certa perplexidade nos policiais porque foi encontrado um grande número de conteúdo de pornográfico infantil, datadas desde meados dos anos 90”

A delegada Sabrina Leles ressalta a importância da realização dessa segunda etapa da operação de combate a pedofilia.

“Estamos na segundo etapa, a primeira foi deflagrada em outubro do ano passado, e naquele momento foram expedidos 152 mandados de busca e foram lavrados 109 prisões em flagrante. Hoje nós sabemos que já passou de 360 prisões em flagrante”.