Dois homens foram presos transportando cerca de 260 canários da terra, em uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, próximo ao município de Itumbiara, região sul do Estado.

Ao serem abordados pelos agentes, os suspeitos de 52 e 49 anos, naturais de Brasília-DF Inaciolândia-GO respectivamente, informaram que traziam no porta-malas um cachorro coberto por um pano. Os policiais pediram ao condutor que estacionasse o veículo mais à frente, dando início a uma fuga. Após perseguição de cinco quilômetros, o veículo foi novamente abordado.

No porta-malas, a PRF encontrou as aves dentro de cinco caixas minúsculas, cobertas por um saco e sem ventilação, além de dois alçapões utilizados para capturar os canarinhos.  Os suspeitos informaram à polícia que capturaram os canários em Inaciolância e os levariam para ser vendidos em Brasília, a R$ 10 a unidade.

Após o flagrante, os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e deverão responder por graves crimes contra a fauna local e tráfico de animais.

Os canários da terra são pássaros típicos da região centro-sul do país e estão entre as dez aves mais resgatadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A espécie costuma ser muito comercializada por causa de sua cor e canto marcantes.

canario da terra