Após a publicação do novo decreto com medidas restritivas do Governo de Goiás, que retomou o modelo de revezamento de atividades a cada 14 dias e orientou que cidades em situação de calamidade não podem flexibilizar as medidas, A Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) realizou operações orientando os comerciantes para que estabelecimentos em Aparecida de Goiânia e Pirenópolis sejam fechados.
Moradores relataram que a corporação estava no Sítio Santa Luzia pedindo aos comerciantes que fechassem as portas, em função do decreto estadual. Conforme o escalonamento estabelecido pela Prefeitura de Aparecida, essa região tem o fechamento programado para quinta e sexta-feira, aos sábados a partir das 13h e aos domingos.
Pelas redes sociais, o Procurador Geral do Município de Aparecida de Goiânia, Fábio Camargo, afirmou que a cidade tem “norma sobre o lockdown baseada em estudos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e aprovado pelo Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus”. Por isso, segundo ele, o decreto municipal atual segue vigente e “qualquer ato de força contrária a esse entendimento se configura abuso de autoridade”.
A prefeitura de Aparecida divulgou nota, também pelas redes sociais, reafirmando que o decreto municipal continua em vigor. “os comerciantes estão legalmente amparados para seguir o isolamento social intermitente por escalonamento regional”. Além disso, afirmou que qualquer alteração na estratégia de enfretamento à Covid-19, será tomada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento de Aparecida de Goiânia.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar do Estado de Goiás, mas ainda não obteve respostas. O espaço segue aberto.