Em greve a partir desta terça-feira (7), os policiais federais do Estado de Goiás divulgaram o calendário de manifestações que serão realizadas ao longo dessa semana. Nesta terça-feira, 7, os grevistas irão fazer a entrega de carteiras funcionais, distintivos e armas, às 9h, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiânia. Os servidores da Delegacia da PF em Jataí também vão promover o movimento. Os policiais lotados em Anápolis vão se juntar aos colegas da capital.
Na quarta-feira, 8, os grevistas participam da Marcha pela Reestruturação, que acontece em Brasília/DF. O movimento vai sair da sede da Polícia Federal a caminho do Ministério da Justiça, onde será novamente pedida a saída do Diretor-Geral da PF, Leandro Daiello Coimbra. Este ato é nacional e contará com policiais federais do DF e de outros Estados. Parte dos grevistas permanece em Goiânia realizando panfletagem.
No dia 9, quinta-feira, os policiais federais goianos realizam uma passeata em Goiânia e contam com a participação de outros grupos de servidores em greve. O trajeto, horário e demais participantes ainda estão sendo definidos.
Por fim, na sexta-feira, 10, os grevistas em Goiás fazem protesto no Aeroporto Santa Genoveva e realizam nova assembleia para definir os rumos do movimento.
O movimento grevista é, por hora, uma mobilização de alerta, que acontece nesta semana, de 07 a 10 de agosto. Caso o governo não apresente proposta que atenda as demandas da categoria, na reunião que será agendada com o Ministério do Planejamento na semana do dia 13 a 17, os policiais federais poderão anunciar greve por tempo indeterminado.
Enquanto perdurar a paralisação, em Goiás, os serviços de emissão de passaportes, embarque armado no Aeroporto, atendimento a estrangeiros, regularização de porte de armas, fiscalização de segurança privada e de produtos químicos serão afetados. Estes serviços contarão com percentual mínimo de servidores em trabalho. Em alguns casos, como o atendimento a estrangeiros, a paralisação pode chegar a 60% do efetivo policial.
Na Delegacia de Jataí funciona somente o serviço de emissão de passaportes, ainda sim parcialmente. Já em Anápolis, os serviços de atendimento ao público serão parcialmente afetados. Em todas as Unidades, a atuação de Agentes, Escrivães e Papiloscopistas em investigações sigilosas estarão paralisadas. (Comunicação SINPEFGO)