Foto: Comunicação Setorial da SES-GO

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), coloca em funcionamento, a partir desta segunda-feira, 2 de março, a Policlínica de Posse, região nordeste do estado, a 511 quilômetros de Goiânia. A ação constitui passo significativo para o fortalecimento da regionalização da saúde no Estado. 

Começa a funcionar na segunda-feira (2) a Policlínica de Posse, na região nordeste do estado, a 511 quilômetros de Goiânia. A unidade vai atender diretamente a população de 31 municípios goianos que integram as Regiões Nordeste 1 e 2, Entorno Sul e Entorno Norte. Na prática, mais de 1 milhão de pessoas devem ser beneficiadas com os serviços disponibilizados pela nova unidade.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), inicialmente, a unidade de saúde vai funcionar com médicos nas áreas de ortopedia, pediatria, dermatologia, obstetrícia, pneumologia, ginecologia, endocrinologia, gastroenterologia e médico da família. O atendimento terá início gradativo, até atingir a capacidade máxima. Conforme as consultas forem sendo realizadas, os pacientes serão encaminhados para realização de exames e tratamentos. No auge de sua capacidade operacional, a Policlínica atenderá mais de 10 mil consultas mensais em 19 especialidades médicas e realizará até 25 mil exames de diagnóstico por mês.

Ainda segundo a SES-GO, a Policlínica vai funcionar estritamente como ambulatório, ou seja, atenderá com horário marcado. Todos os pacientes devem passar, inicialmente, pelo posto de saúde mais próximo de sua residência para marcar a consulta, o exame ou o tratamento médico. Se necessário, o paciente será encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento na Policlínica. Os atendimentos serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 7h da manhã às 19h. A unidade não funcionará aos sábados, domingos e feriados. A Policlínica de Posse não é um hospital e, portanto, não realiza internações.

{gallery}2020/fevereiro/policlinica_de_posse{/gallery}

 

Leia mais 

Caiado quer dar nome de santa brasileira à primeira policlínica de Goiás; inauguração ainda não tem data definida

Ronaldo Caiado garante inauguração da Policlínica Regional de Posse, em fevereiro

Estrutura física e equipamentos

A Policlínica de Posse é a maior unidade de saúde ambulatorial do Nordeste Goiano. Com 3.775 metros quadrados de área construída, conta com recepções, sala de espera, consultórios, salas para exames, posto de coleta laboratorial, farmácia, posto de enfermagem, central de esterilização de material e salas de administração.

A unidade dispõe de equipamentos para realizar exames de audiometria, biometria ultrassônica, campimetria, cistoscopia, colonoscopia, colposcopia, doppler vascular, ecocardiograma, eletrocardiografia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, espirometria, mamografia, mapeamento de retina, holter/Mapa, nasofibroscopia, patologia clínica, radiologia, ressonância magnética, teste ergométrico, teste ortóptico, tomografia, tonografia, ultrassonografia e urodinâmica.