“Tem lugar reservado na história”, “Goiás é eternamente Iris”, “Deixou um dos maiores legados na política do Brasil”. Pelas redes sociais, vários políticos e instituições lamentaram a morte do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, aos 87 anos, falecido na madrugada desta terça-feira (9), no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Leia também: Iris e outros três ex-governadores de Goiás morreram em 2021

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, detalhou que ao conviver com Iris era possível perceber a paixão que o ex-governador tinha por Goiás e o sentimento de paternidade pelos goianos. “Foi político por mais de 60 anos sem perder sua capacidade de ouvir e de interagir com o povo”. Ao definir Iris como uma pessoa determinada e que recebia lições de pessoas mais simples, Caiado exaltou o ex-prefeito de Goiânia como referência nacional.

“Deixou um dos maiores legados na política do Brasil. Eu o cito com frequência depois que assumi o executivo, quando me deparo com auxiliares dizendo que têm dificuldades para atingir metas: imaginem um governante no começo da década de 1980 construir mil casas em apenas um dia!”, ressaltou Caiado.

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha definiu Iris como “o maior líder político da história de republicana de Goiás e um dos maiores deste país”. Além disso também afirmou que “Iris Rezende Machado é Goiás. Goiás é eternamente Iris”.

Leia mais: “Não sei ficar distante do povo”, disse Iris em última entrevista à Sagres

Mendanha continuou e declarou que segue e pratica o “modelo de gestão séria com respeito e zelo a coisa pública”. Outro destaque para o prefeito de Aparecida foram os mutirões iniciados por Iris, que segundo ele, ” foram o enredo do novo jeito de fazer política”.

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, relatou que “os corações do povo se abrem para uma dor imensurável, que reflete a admiração, o respeito e a gratidão por tudo que Iris Rezende representou aos milhões de goianienses, goianos e brasileiros de outras localidades por meio da sua atuação política durante mais de 6 décadas”.

Ex-governador de Goiás Marconi Perillo

O ex-governador de Goiás Marconi Perillo afirmou que Iris é um dos maiores políticos da história de Goiás. “Meu primeiro voto foi para Íris em 1982. Iniciei minha militância política no PMDB Jovem, tendo Iris como um dos maiores inspiradores de toda a minha geração. Depois, ao longo da vida, tivemos várias disputas. Sempre nos respeitamos, apesar de algumas divergências administrativas e de opiniões”, contou Marconi.

Ao tecer elogios ao ex-prefeito como “perspicaz, trabalho e profundo conhecedor da política e da realidade de Goiás”, Marconi destacou a “sólida carreira” de Iris. “Uma bela história que marcou nosso Estado e nossa gente”.

Ex-governador Zé Eliton

O ex-governador Zé Eliton declarou que “Iris tem lugar reservado na história ao lado de grandes homens públicos como Pedro Ludovico, Mauro Borges, Henrique Santillo dentre tantos outros que ajudaram a construir a história de nosso Estado”. Zé Ellton salientou que a relação com Iris sempre foi de harmônica e respeitosa.

Presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela

O presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, partido de Iris Rezende, afirmou que a partida do ex-governador “representa para os goianos uma perda descomunal, num ano já marcado por tantas perdas irreparáveis”. Daniel contou que teve o “privilégio” de conviver com Iris desde criança e poder aprender com o “maior político de Goiás”.

Instituições

MDB Goiás

O partido afirmou que a biografia de Iris ficará eternizada na história política goiana. “Nós, emedebistas, estamos tomados por um sentimento de orfandade […] Mas ao mesmo tempo estamos convictos de que o legado que Iris deixa para Goiás nos incentivará, em todo tempo, a fazer política como ele fazia, com o olhar e os esforços voltados para as pessoas”.

Alego

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) também lamentou “profundamente” a morte do ex-governador de Goiás Iris Rezende e destacou a passagem “destacada” de Iris pela Assembleia entre 1963 e 1967, quando foi eleito presidente do segundo biênio do mandato.

A Casa decretou luto oficial por de sete dias e suspendeu a sessão plenária desta terça-feira (9), “em virtude da perda de um dos mais expoentes nomes da política goiana”.

Prefeitura de Senador Canedo

A prefeitura de Senador Canedo divulgou nota para manifestar o “mais profundo pesar pelo falecimento do ex-governador de Goiás” e decretou luto oficial de três dias, a partir desta terça-feira (9). A gestão municipal também se solidarizou pelos familiares e afirmou que Goiás “perde uma das suas maiores referências políticas”.

Ministério Público de Goiás

Ao lamentar a morte de Iris Rezende, o Ministério Público de Goiás destacou a contribuição do ex-prefeito para o crescimento do órgão, com a participação no processo de ampla regularização das áreas da atual e da futura sede da instituição. “À família, aos amigos e a todos aqueles que de alguma forma tiveram sua história tocada pela atuação de Iris Rezende, nossas condolências”.

OAB-GO

A Ordem dos Advogados Brasil – Seccional Goiás, manifestou “profunda tristeza” com a morte de Iris Rezende. “Foi seguramente um dos mais ilustres representantes da advocacia goiana e o advogado de maior notoriedade no cenário nacional. Ensinou importante lição em sua trajetória de mais de seis décadas de vida profissional: a advocacia, assim como a política, existe para fazer o bem à coletividade”.

FIEG

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) manifestou profundo pesar pelo falecimento por Iris Rezende Machado. A FIEG destacou que o ex-governador foi “um dos mais importantes personagens da vida pública de Goiás e do País, com longeva carreira política de mais de 60 anos, exercendo protagonismo no Estado desde o início, quando tornou-se vereador de Goiânia com apenas 16 anos”.

Fecomércio-GO

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) ressaltou que “o legado de Iris Rezende se fará sentir por várias gerações em todos os setores de Goiás, seja na vida pública ou privada. É um perda imensa e um dia extremamente triste para Goiás e o Brasil”.

Veja as homenagens: