Quem diria que o atual melhor jogador do mundo eleito pela FIFA estaria diante de um dilema, entre a cruz e a espada, logo no segundo jogo da Copa 2014. Cristiano Ronaldo é a chave para definir o futuro de Portugal na competição e tudo depende da atuação do craque contra os Estados Unidos neste sábado, às 19h, na Arena da Amazônia, em Manaus.

Ronaldo ainda não conseguiu se livrar das dores no joelho esquerdo, devido a uma tendinite no local, mas tem feito o esforço necessário. E ele sabe que precisa carregar a equipe, que tem inúmeros problemas e tem muitos jogadores desgastados. Além disso, tudo indica que os lusitanos terão torcida contrária, já que são esperados pelo menos 35 mil americanos empurrando o time do Tio Sam.

O técnico Paulo Bento deu o tom de como será Portugal na partida: com cautela no início, sem abrir mão de arriscar em alguns momentos, mas fazendo de tudo para vencer e não ser eliminado da competição logo no 2º jogo. O problema é que são quatro desfalques certos: o goleiro Rui Patrício, o atacante Hugo Almeida e o lateral Fábio Coentrão estão lesionados (o último foi até cortado), além de Pepe, que está suspenso. Beto, Helder Postiga, André Almeida e Ricardo Costa serão os substitutos.

No time americano, o técnico Jurgen Klinsmann sabe que uma vitória classifica a equipe para as oitavas de final e dá moral para o duelo contra a Alemanha, mas todo respeito é pouco para o adversário. O treinador não poderá contar com o atacante Altidore, que sofreu um estiramento na coxa e só deve voltar nas Oitavas, caso os americanos cheguem lá. O jovem Johannsson será o substituto e atuará ao lado de Dempsey, que mesmo com o nariz fraturado, está confirmado com uma máscara protetora.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL X ESTADOS UNIDOS


Local:
Arena da Amazônia , em Manaus (AM)
Data: 22 de Junho de 2014, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG)

Portugal: Beto; João Pereira, Ricardo Costa, Bruno Alves e André Almeida; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Helder Postiga
Técnico: Paulo Bento

Estados Unidos:
Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Beckerman, Jones, Bradley, Dempsey e Bedoya ; Johannsson
Técnico: Jurgen Klinsmann