Praça do Avião foi o primeiro aeroporto de Goiânia

A Praça do Avião é um dos cartões-postais de Goiânia. Situada no Setor Aeroporto, a praça é bastante arborizada e contém alguns equipamentos urbanos que chamam bastante atenção. Nela há espaços para recreação, como playground infantil, estação de ginástica e uma pista esportiva e de skate. Há também uma grande escultura, uma réplica do 14 Bis de Santos Dumont e a aviação remete a origem do local.

A Praça Santos Dumont, que ficou popularmente conhecida como Praça do Avião, abrigou o primeiro aeroporto de Goiânia. O local foi construído ainda na década de 1930. O formato de cruz abrigava as pistas de pouso e decolagem. Uma dessas pistas deu lugar a Avenida República do Líbano. A região central do Aeroporto é, atualmente, a localização exata da praça. O primeiro aeroporto de Goiânia, um campo modesto, com uma concepção baseada na realidade da época.

A região do aeroporto começa onde hoje está o final da Avenida Tocantins, naquela parte de mão dupla, logo abaixo do cruzamento com a Avenida Paranaíba. Na época foram construídas duas pistas que se cruzavam, para melhor aproveitamento dos ventos nas decolagens; Uma das pistas tinha sua orientação leste-oeste e tinha uma de suas cabeceiras onde hoje se encontra o Ginásio Rio Vermelho e a outra um pouco à esquerda do final da Av. Z.

Já a outra pista tinha a orientação nordeste sudoeste com suas cabeceiras ao final da rua 17-A / Av. Independência e a rua 8-A / Av. Ismerino de Carvalho; As duas pistas cruzavam-se exatamente na praça Santos Dumont. 

A estação de passageiros, a casa do comandante do destacamento da aviação militar, a estação de rádio e a de meteorologia ficaram localizadas na esquina das Avenidas. Paranaíba e Tocantins, onde hoje ainda encontram-se os prédios originais da casa do comandante, a cargo da Infraero, e a estação meteorológica, a cargo do INMET.

(Foto: Rubens Salomão)

Com o crescimento de Goiânia e o aumento do fluxo de pessoas, o primeiro aeroporto acabou ficando muito pequeno, não suportando toda a demanda, sendo preciso mudar o endereço. O novo aeroporto, no Setor Santa Genoveva foi construído no ano de 1955. 

Já no antigo aeroporto, nasceu a Praça do Avião, como forma de homenagear e preservar a história. A inauguração aconteceu somente em 1969, na gestão do prefeito Iris Rezende Machado. Quando inaugurada, a praça possuía um avião de verdade em seu centro. A aeronave era um caça F-8 Gloster Meteor, doado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a cidade. Entretanto, devido a atos de vandalismo, o exemplar foi retirado.

Desde a sua inauguração, a praça já passou por diversas reformas e revitalizações e hoje é um importante ponto de lazer e bem-estar para os moradores do Setor Aeroporto e visitantes de todas as regiões. Em uma das reformas, foi incluída uma réplica fiel do 14 Bis, uma obra do artista plástico Fernando Nolêtho.

No final da década de 60, o Setor Aeroporto foi asfaltado, recebeu redes de água tratada e esgoto sanitário. Com infraestrutura e localização privilegiada em pouquíssimo tempo, o Setor Aeroporto despertou grande interesse principalmente de alguns segmentos empresariais, como clínicas, laboratórios, redes de hotelaria, etc. 

Estação Meteorológica

A Estação Meteorológica é um edifício Art Dèco em torre, com área livre onde estão os aparelhos destinados às observações meteorológicas, em 1934 foi deslocada da Praça Cívica para apoiar as atividades, em 1937, do original Aeródromo de Goiânia. No tombamento recebeu restrição de 2,70m na largura do passeio público, para alargamento da Av. Paranaíba, já executado da Av. Goiás até a Quadra do estádio Olímpico.

(Foto: Rubens Salomão)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

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