Foto: Assessoria/Prefeitura de Goiás

A segunda etapa de vacina contra febre aftosa termina neste sábado (30). A imunização é fundamental, para garantir a saúde do rebanho e para manter a comercialização da carne goiana para o Brasil e mercados externos. Além das vacinas é necessário fazer uma declaração do rebanho até o dia 6 de dezembro. Quem não cumprir o prazo pode ser multado no valor de R$ 7 por cabeça não vacinada.

Nesta etapa a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), espera vacinar um total aproximado de 10 milhões de cabeças. Os pecuaristas goianos devem imunizar bois e búfalos de zero a 24 meses de idade. Para fazer a declaração da vacinação e do rebanho, este ano, os pecuaristas precisam informar o ponto de localização das propriedades.

As informações devem ser apresentadas à Agrodefesa por meio do formulário Declaração de Vacinação, disponível no site da Agência, devidamente preenchido e assinado, junto a Nota Fiscal Eletrônica de aquisição de vacinas. A documentação pode ser entregue na unidade da Agrodefesa do município correspondente à localização da propriedade ou nas unidades do Vapt Vupt, também do município da propriedade.

As coordenadas geográficas, podem ser feita na propriedade, por meio de aplicativos de celular e aparelho de GPS, ou programas como o Google Earth e o Google Maps, diretamente pela Internet. Essa é uma das exigências previstas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa, para retirada da vacinação obrigatória em 2021.