O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou na última segunda-feira (28) a posse do prefeito reeleito de Iporá, Naçoitan Leite (PSDB), que havia sido acusado por abuso de poder econômico e gastos ilícitos de recursos na campanha, durante o pleito de 2016.

Na semana passada, o TSE julgou favorável o recurso do prefeito que chegou a ser afastado do cargo em novembro. Com a decisão, o prefeito foi reconduzido ao cargo de prefeito do município. Além disso, a sentença solicitava que fosse suspensa a liminar que tornava Naçoitan inelegível, pois no sistema do TSE constava como registro indeferido de candidatura.

Em entrevista ao Sinal Aberto I, Naçoitan explicou porque foi acusado abuso de poder econômico e gastos ilícitos de recursos na campanha.

“Foi na campanha de 2016, mas na verdade eles não tem provas. A Polícia Federal fez um laudo e o Ministério Público não aceitou esse laudo. O TRE julgou sobre esse laudo, falando que eu paguei supostamente cinco mil reais por um helicóptero que não tem nem provas. Então estavam me condenando de forma errada, cinco mil reais não abuso de pode econômico e eles não tem provas de que nós pagamos o helicóptero e distribuímos panfletos. É uma série de erros, isso na verdade é uma vergonha, um absurdo”, frisou.

A determinação é uma liminar do presidente do TSE e não uma decisão do relator Edson Facchin. Ou seja, não se trata de uma decisão em definitiva. Porém, Naçoitan não acredita que decisão mudará, ele salientou que já administra Iporá a quatro anos sob judice e disse que está condição pode continuar. “Provavelmente vamos ficar os próximos quatro anos sob judice também”.

Oposição a Ronaldo Caiado

Naçoitan leite é visto como um dos prefeitos marconistas de Goiás, de oposição ao governador Ronaldo Caiado. O político afirmou que continuará fazendo oposição ao governo estadual e criticou a gestão de Ronaldo Caiado (DEM).

“É um governo perseguidor, que trata diferencialmente os prefeitos e as pessoas. Não tenho nada contra a pessoa do Ronaldo Caiado, mas administrativamente, ele é um desastre para o Goiás”, declarou.

O prefeito reeleito de Iporá ainda ressaltou que o governo do Estado não possui recursos para ajudar as prefeituras.

“Para buscar recursos eu vou a qualquer hora e em qualquer lugar, mas o governo do Estado não tem recursos para o município. O dia que ele tiver um benefício para a cidade de Iporá eu serei o primeiro a chegar lá no palácio e tirar o chapéu. Agora não tem! Ele teve 70% dos votos aqui e nunca trouxe nem uma caneta sem tinta aqui para Iporá”, finalizou.

Confira a integra da entrevista de Naçoitan leite ao Sinal Aberto I