O prefeito de Goiânia Paulo Garcia foi pedalando para o trabalho na manhã desta terça-feira. Já em seu gabinete, em entrevista à Rádio 730, o petista falou sobre mobilidade urbana para os cilistas e as obras dos corredores de ônibus que irão cortar a capital de norte a sul.

“Nós temos o mapa de planejamento cicloviário que seria adequado para aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Primeiramente temos que trabalhar a educação e a prevenção no trânsito. Para que haja harmonia, o respeito deve começar pelo pedestre, depois pelos ciclistas, transporte coletivo e só então o transporte individual, que se adaptará a todas as realidades anteriores”, ressalta.

Paulo Garcia destaca a importância de se trafegar pela cidade pedalando sobre duas rodas, e com os equipamentos de segurança necessários. Ele relata que conseguiu chegar ao destino sem problemas e conviveu com motos, carros e ônibus sem dificuldades.

“Não tenho uma rota demarcada. Eu compartilho o caminho com todos os outros agentes, que são os outros veículos, sem dificuldades. Desde que o ciclista também respeite as leis de trânsito, com velocidade moderada, atento às movimentações, o trajeto se torna mais prazeroso”, comenta, frisando que a bicicleta possibilita uma melhor contemplação do ambiente urbano.

Sobre os corredores de ônibus para a capital, a previsão de entrega do BRT, segundo o prefeito, é para dezembro de 2016, mas pode haver uma entrega antecipada do trecho entre a Praça Cívica e o setor Recanto do Bosque.

“Estamos trabalhando em ritmo bastante acelerado para que possamos, já no próximo semestre, entregar à população o chamado Eixo Norte, que vai do centro à região noroeste, mas o prazo oficial até o final do ano que vem, e atenderá inicialmente uma demanda de mais 150 mil usuários, e em caso de um sucessor na prefeitura, mesmo que não seja nosso aliado, certamente dará continuidade a este projeto que é de interesse de toda a comunidade”, conclui.