Os prefeitos do MDB favoráveis ao apoio do partido à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM), ainda buscam reunião presencial com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB). Gestor da maior cidade administrada por um emedebista em Goiás, Mendanha é o principal nome do grupo que defende candidatura própria do partido em 2022, na oposição ao atual governo.
O prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves (MDB), afirma que a intenção é buscar convergência dentro da divergência e que é preciso deixar o diálogo aberto dentro do partido. Os governistas no MDB argumentam que o governo Caiado se mostrou “eficaz”, colocando as contas do Estado em dia, além de contemplar os prefeitos com obras e programas sociais.
Além disso, Haroldo Naves aponta que o MDB se fortalece com a adesão ao governo estadual. “Essa será a última eleição de Caiado a governador. Ele deve alçar voos maiores no País. Com isso, abre espaço para novos players da política. Daniel Vilela e Gustavao Mendanha são os melhores nomes novos que temos em Goiás. Essa é leitura que nós prefeitos fazemos”, aponta. Ainda não há previsão da efetiva agenda dos prefeitos, agora caiadistas, com Mendanha.
Na Capital
O presidente do MDB metropolitano, o irista Carlos Júnior, aponta que a decisão de apoiar ou não Ronaldo Caiado (DEM) não será definida apenas pelos prefeitos da legenda pelo estado. Segundo ele, todos os diretórios serão ouvidos.
Ao voto!
A direção do partido em Goiânia já antecipa que em agosto fará uma reunião para decidir com base na maioria dos membros do diretório. O presidente estadual, Daniel Vilela, também defende o caminho pelo voto.
Lado civil
O apoio do voto impresso feito publicamente nesta semana pelo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, fez crescer em alas do Judiciário e do Congresso a avaliação de que é necessário afastar militares de decisões políticas.
Certeza
A constatação já era compartilhada por líderes partidários que atuavam para ejetar fardados de núcleos de articulação do governo. Agora ganhou novos contornos após militares passarem a defender uma bandeira bolsonarista. Em recentes declarações, o presidente Jair Bolsonaro ameaçou interditar a eleição de 2022 caso o país não adotasse o modelo de voto impresso.
Pedido de conversa
O deputado federal goiano Elias Vaz (PSB) voltou a pedir depoimento do ministro Braga Netto. A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do parlamentar para que o ministro seja ouvido no dia 17 de agosto.
Prioridades
“Aprovamos, na semana passada, a ida do ministro à Câmara e também iremos cobrar explicações sobre mais essa ameaça. A democracia está acima de tudo e deve ser respeitada”, aponta Elias Vaz.
Proposta
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), teve reunião no Paço com o titular da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Braga Filho, e apresentou projetos para o desenvolvimento da cidade, com meta de gerar emprego e renda. Rogério explicou que as propostas dependem de recursos do governo federal para a instalação de três polos industriais.