O Seminário Fontes de Investimentos Oportunidades e Facilitadores está sendo realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

O objetivo é orientar os prefeitos sobre a elaboração de projetos e meios de viabilização de convênios que garantam mais recursos para investimentos nos municípios.

Segundo o subchefe da Controladoria Geral do Estado de Goiás, Adauto Barbosa Junior, muitas cidades deixam de executar projetos pela falta de informação.

“Os municípios são carentes de capacitação técnica, e esse seminário é feito também para dar essa primeira orientação técnica aos municípios”, explica.

Ele falou que no Seminário está sendo falado tanto de financiamento quanto de repasses de recursos do orçamento geral da União. 

Os prefeitos estão tendo uma orientação ampla de como trabalhar para estes recursos cheguem ao município.

O prefeito de Cezarina, João do Queijo, já teve recursos negados pela União, e pretende não passar por essa situação novamente. 

“É de fundamental importância que a gente tenha bons técnicos para poder fazer os projetos para gente, para que não percamos os recursos, porque nós anunciamos à população que estamos buscando fazer determinado convênio, e depois um projeto que não for bem feito frustra toda essa expectativa da população”, declara.

Os gestores municipais recebem durante o Seminário informações sobre a importância da regularidade fiscal dos municípios para facilitar a obtenção de empréstimos. 

Segundo a Controladoria Geral do Estado, a implantação e manutenção de dois núcleos de apoio às prefeituras instalados na Associação Goiana dos Municípios (AGM) e na Federação Goiana dos Municípios (FGM) tem a finalidade de prestar informações e ajudar no encaminhamento de soluções relativas aos trâmites e documentação de processos para regularização fiscal e captação de recursos.

Além disso, busca a elaboração de projetos em conformidade com as diretrizes do governo federal.