Sagres em OFF
Rubens Salomão

Prefeitura ainda não tem prazo para enviar projeto de revisão do Código Tributário

Ouça “#364: Prefeitura ainda não tem prazo para enviar projeto de revisão do Código Tributário” no Spreaker.

A prefeitura de Goiânia ainda não tem prazo definido para enviar à Câmara Municipal os projetos que revisam o Código Tributário, com o objetivo de corrigir valores do Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU). As diferenças entre o que foi acordado entre vereadores e prefeitura na tramitação do CTM geraram debate e desgaste político nos últimos dois meses, até quando o prefeito admitiu a ocorrência de erros no cálculo.

Em resposta a questionamento da Sagres, a Secretaria Municipal de Finanças informa que os projetos seriam finalizados e remetidos à Casa Civil até ante do Carnaval e não informou quando as matérias chegarão ao Legislativo. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) disse durante entrevista coletiva realizada no dia 14 de fevereiro que “até o final de semana, no mais tardar na próxima semana” enviaria o projeto, o que representaria prazo até a última sexta-feira (25).

Segundo a Sefin, “o projeto que estabelece o Programa de Incentivo à Atualização Cadastral está em processo de elaboração pela pasta e à espera dos estudos de impacto da proposta. Assim que concluído, será encaminhado à Casa Civil”. Já o projeto que prorroga até 31 de dezembro o prazo final para o pedido de revisão do IPTU de 2022 “está em fase final de elaboração” e seria encaminhado para a Casa Civil.

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. (Foto: Sagres TV)

Autonomia

Questionada sobre a efetiva possibilidade de a própria prefeitura revisar os valores lançados para cobrança do IPTU, a Secretaria de Finanças garante que o valor “pode ser revisto de ofício pela autoridade administrativa em todas as situações elencadas no artigo 59 da LC 344/21 – NCTM, em especial nos casos em que deva ser apreciado fato não conhecido ou não provado por ocasião do lançamento anterior e nos casos em que se comprove erro de lançamento apurado pela administração tributária”.

Promessa

A prefeitura anunciou a revisão do imposto de 15 mil imóveis e estudo sobre o valor gerado para outros 35 mil. Até a última sexta-feira (25), segundo a Sefin, foram 3.984  pedidos de revisões do IPTU 2022 solicitadas pelos contribuintes.

Sem volta

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido) comunicou a políticos e religiosos, em Anápolis, que vai renunciar ao cargo antes do dia 30 de março para disputar o governo de Goiás. O prefeito garantiu que não tem recuo no projeto e que não deve, portanto, usar o prazo final de desincompatibilização, no dia 2 de abril.

Destino

Com a saída, assumirá Vilmar Mariano (Podemos). Na conversa com membros das igrejas Assembleia de Deus e Vida Nova, Mendanha apontou que ainda não definiu o partido. Aliados apontam que as opções são: PL, PP, Patriota ou Podemos.

Foto: Nathália Freitas/Sagres Online

Transporte

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou projeto de que cria o vale-transporte do desempregado. O texto prevê a concessão de bilhetes do transporte coletivo da capital para quem foi demitido sem justa causa por 30 dias.

Comprovação

Além disso, o trabalhador precisa ter atuado por, pelo menos, três meses na empresa. A matéria é do vereador Joãozinho Guimarães (Solidariedade).

Benefício

Segundo justificativa, o projeto “busca minimizar os danos causados aos trabalhadores quando perdem o emprego sem justa causa, incentivando o cidadão/trabalhador a buscar novo trabalho sem se preocupar com os custos do transporte”.

O retorno

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai ampliar as atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira (7). Além disso, passa a exigir o passaporte de vacinação contra a covid-19 tanto da comunidade universitária, como de visitantes.

Regras

De acordo com a Portaria da UFG, todos vão precisar apresentar um documento que confirme que estão devidamente imunizados contra a covid-19 para acesso aos prédios da universidade. Serão considerados comprovantes: a caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação ou Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, do Ministério da Saúde, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS), Conecte SUS.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.