As feiras especiais que costuma funcionar aos sábados e domingos em Goiânia passam a funcionar às sextas-feiras após portaria municipal. A pedido dos trabalhadores, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), acatou a proposta dos feirantes especiais dos finais de semana. De acordo com portaria do município, durante os 14 dias do decreto que suspende as atividades aos sábado e domingo, as feiras especiais funcionarão em dias diferentes.

Na manhã desta sexta-feira (16) o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) falou sobre as alterações nos dias de funcionamento das feiras especiais.

“As sugestões que nos foram enviadas, no caso, pelas mudanças dos dias. Uma vez que muitas feiras especiais acontecem aos sábados e aos domingos. Então nós determinamos através de portaria, da Secretaria de Desenvolvimento econômico, que as feiras da Lua, das Nuvens, das Rosas, e a feira Hippie aconteceram as sextas-feiras, a partir das 17 horas. Até às 23h estas feiras estarão em funcionamento”, afirmou.

O prefeito ainda ressaltou que as medidas de combate à Covid-19 continuam valendo e dever ser respeitadas. “As regras continuam as mesmas, 50% (da capacidade), distanciamento das bancas, distanciamento entre vencedores e clientes e sempre mantendo o álcool em gel nas bancas e sem consumo de alimentos no local”.

Segundo o secretário interino da Sedec, Rafael Meirelles, a solução foi construída por meio de diálogo com os trabalhadores ao longo da semana. “O prefeito Rogério Cruz determinou que todos fossem ouvidas, as propostas colhidas, para assim estudarmos a possibilidade de alteração nos dias de funcionamento.”, afirma Meirelles.

Rafael explica que uma das preocupações do município era em relação ao trânsito na Assis Chateaubriand às sextas-feiras, mas a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) foi consultada.

De acordo com o titular da SMM, Horácio Mello, a Assis Chateaubriand não será fechada, por isso, o impacto no trânsito será minimizado com a presença dos agentes de trânsito orientando quem circula pelo local e transparência nas informações por meio das redes sociais, parceira com plataformas de direcionamento veicular como Waze e Google Maps dos desvios estudados pela Engenharia de tráfego, que serão disponibilizado pela pasta.

“Esse é um fechamento que já ocorre, portanto a comunicação à sociedade será suficiente para mitigar os transtornos para o trânsito e garantir o funcionamento da Feira da Lua”, desatacou.

Em relação aos funcionamento do comércio na Região da 44, Rogério Cruz revelou que nenhuma alteração foi acordada ainda. “Estamos com sugestões apontadas por eles, mas no momento não houve nenhum acordo”, finalizou.

Confira quais são os novos dias e horários de funcionamento das feiras:

Terça-feira
Feira do Setor Universitário – 16h às 22h

Quinta-feira
Feira do Sol – 16h às 22h

Sexta-feira
Feira das Rosas – 16h às 22h
Feira das Nuvens – 16h às 22h
Feira da Lua – Montagem a partir das 17h – Funcionamento das 18h às 23h
Feira Hippie – Montagem a partir da 00h de sexta – Funcionamento a partir das 6h às 20h de sexta

*Com informações da Prefeitura de Goiânia