O esporte transforma vidas e realiza sonhos de vários jovens, como o caso do Marcos Kauan, ele treina karatê desde os cinco anos de idade e tem a sua família como principal fonte de inspiração. Hoje, com 18 anos, ele possui 21 medalhas

“Meu interesse veio pelo meu pai, pelo meu avô que praticou. Aos meus 5 anos sempre fazia os movimentos, via meu pai fazendo, sempre tive curiosidade, e foi isso que foi me incentivando a entrar no karatê”, conta Marcos. Mas foi através do Karatê que despertou um sonho profissional.

“Quero um dia, ainda, ir muito além e ser um carateca profissional e competir fora”.

O karatê é passado de geração em geração na sua família. Através do Marcos, a sua irmã caçula, Marianne, também se tornou karateca. Aos 7 anos de idade ela é faixa amarela na modalidade e conquistou 14 medalhas, e entre elas, uma medalha de ouro no campeonato Goiano de Karatê.

“Eu fui me esforçando para poder ganhar esse tanto de medalha. Eu sempre fui aos campeonatos e sempre me esforcei pra ganhar” afirma. E se emociona ao se lembrar que a sua primeira vitória, foi na sua estreia do tatame. “Eu treinei muito para ganhar, e eu fiquei muito feliz com isso”.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Senador Canedo, disponibiliza diversas modalidades gratuitas. Há vagas para futebol, futsal, kickboxing, karatê, hapkido, atletismo, funcional e jiu-jitsu. As aulas são ofertadas nos períodos matutino, vespertino e noturno em vários polos do município, como na sede da secretaria, localizada no setor Jardim Todos os Santos. No entanto, de acordo com a SEMEL, os alunos são direcionados para o polo mais próximo de sua residência. Entre as modalidades, o Hapkido, é uma arte marcial sul-coreana especializada em defesa pessoal.

“O hapkido é baseado em técnica de chute, golpe de punho, torções, imobilizações, torções, é um sistema digamos do karatê, Taekwondo, kung-fu, judô, jiu-jitsu, é bem ampla a modalidade” explica o professor de Hapkido, Darcy Barbosa.

E esse esporte chamou a atenção do pequeno atleta de 6 anos, Felipe Calanzas.

“É porque eu acho muito legal lutar, e eu gosto de fazer hapkido” comenta Felipe.

Para Edilaine da Silva, mãe de Felipe, a disciplina no esporte tem ajudado no desenvolvimento dele.

“Ele era uma criança bem tímido, ainda é, em vista do que ele era, mudou bastante a timidez dele, ele interage bem fácil com os coleguinhas na escola. Ate mesmo na aula dele, ele participa super bem, itnerativo,e bem  educado com os outros coleguinhas e professores”, ressalta Edilaine.

Valber Santos, é professor de Karatê e ressalta a importância do esporte na vida das crianças e adolescentes.

“Crianças tem saído da classe de risco, da marginalidade, dessa situação todinha através do esporte. O esporte transforma vidas e da oportunidades de vidas”.

Leia mais: