A prefeitura de Goiânia deu início nesta segunda-feira (26), na região central da cidade, à operação Cata Pneus, que será realizada até o próximo dia 4 de outubro.

O objetivo é evitar a infestação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Na ação, que vai ocorrer em todas as regiões da capital, a previsão é de que cerca de 40 mil pneus sejam recolhidos.

A superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flúvia Amorim, explica a importância de se recolher o material antes do período chuvoso, que se inicia em outubro.

“A nossa missão é retirar esses pneus inservíveis que podem ser tornar criadouros do Aedes, antes que se inicie o período das chuvas. Pneu é considerado um dos melhores criadouros para o mosquito, porque ele acumula água, é poroso, é fácil depositar os ovos, aquece a água, é tudo o que o mosquito precisa para poder proliferar”, afirma.

A superintendente de Saúde do município destaca os locais onde a população pode descartar de forma correta os pneus utilizados. Uma das opções é o chamado Ecoponto, no Setor Parque Oeste Industrial.

“Lá todos os pneus deveriam ser descartados. Descartar pneus nas margens de córregos, em vias públicas, praças, além de ser algo ilegal é irresponsável. O pneu é um criadouro e nós temos muitas doenças que são transmitidas pelo Aedes”, ressalta Flúvia Amorim.

Devido às ações de combate ao mosquito, realizadas desde o início do ano, o índice de infestação a dengue na capital sofreu redução. Para que não haja uma nova epidemia da doença, a superintendente destaca a necessidade da participação da população no eliminação do inseto.

“Fazemos sempre dois levantamentos no período seco e dois no período chuvoso. O último levantamento que nós fizemos, em maio, deu 0,2% de infestação. É um índice satisfatório, abaixo de 1%, que é o preconizado pelo Ministério da Saúde, e a nossa intenção é continuar abaixo deste índice”, pontua.

Nesta terça-feira, o recolhimento de pneus será realizado no Setor Pedro Ludovico, na região sul da capital, próximo à praça do mercado, Avenida Circular.

Com informações do repórter Jerônimo Junio

combateadengues