O presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, repercutiu a primeira pesquisa sobre as eleições 2022, contratada pela entidade e realizada pelo Instituto Serpes. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (27).

“A pesquisa mostra, de uma forma muito transparente e séria, qual a preferência de momento dos eleitores, visando algumas questões, cenários políticos, dados econômicos, nós vamos começar a repassar”, destacou.

Rubens Fileti destacou a importância das pesquisas, sobretudo quais decisões os empresários precisam tomar. “Nós temos uma ansiedade por parte dos empresários, em que mostra realmente para que faça novas empresas, investimentos. Essa pesquisa para o Estado de Goiás foi muito aguardada e solicitada. Ela fez parte do nosso planejamento estratégico, da primeira de duas ou três que iremos soltar ainda neste ano, a próxima por volta de abril e a outra sem definição”, revelou.

Além disso, o presidente ainda afirma que a pesquisa é um instrumento relevante para dar mais confiança ao processo eleitoral. “A Acieg inicia o debate com seus filiados e diretores para avaliar propostas para os futuros programas de governo dos candidatos e projetos para o Legislativo. A pesquisa é um elemento importante para avaliar o cenário eleitoral de 2022. Nossa preocupação é discutir e propor uma política de investimentos, projetos de desenvolvimento e geração de empregos”, ressaltou.

Confira a entrevista na íntegra:

A pesquisa estimulada mostra o atual governador, Ronaldo Caiado (DEM), na liderança com 37,1%, seguido pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 14,1% e o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (sem partido) em terceiro com 13%. A pesquisa estimulada, que listou seis opções para os participantes, ainda contou com mais três nomes: Major Vitor Hugo (2,6%), Jânio Darrot (1,4%) e Wolmir Amado (0,4%).

A disputa pelo Senado tem o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, na liderança com 16,6%, na pesquisa estimulada. Henrique Meirelles aparece logo em seguida com 11,1% e Delegado Waldir Soares é o terceiro, com 9%. A cartela ainda contou com os nomes de João Campos (4,2%), Zacharias Calil (4,1%), Tarcísio Freitas (2,1%), Alexandre Baldy (1,9%), Luiz do Carmo (1%), Wilder Morais (0,9%).

O Instituto Serpes também consultou a intenção de voto para presidente. No Estado de Goiás, na pesquisa estimulada, o ex-presidente Lula lidera com 40%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro com 27,8%. Em terceiro aparece o ex-ministro Sérgio Moro, com 8,1%. Outros nomes disponibilizados na cartela foram: Ciro Gomes (2,5%), Rodrigo Pacheco (1%), João Dória (0,9%), Luiz Felipe D’Ávila (0,5%) e Simone Tebet (0,1%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de janeiro, com 801 participantes, sendo 384 homens e 417 mulheres. A margem de erro é de 3,5% e o nível de confiança de 95%. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo nº-BR-01840/2022, no dia 21/01/2022, cumprindo todos os protocolos legais.

Leia mais: