Desde a temporada passada, na qual o Vila Nova conseguiu a permanência no Campeonato Brasileiro da Série B, a zaga do Tigrão se manteve sólida durante todo o ano e principalmente na reta final da competição nacional, e com isso recebeu muitos elogios. Em quatro campeonatos disputados – Goiano, Copa do Brasil, Copa Verde, além do nacional – foram apenas 65 gols tomados em 78 jogos.

Por isso, o setor foi o que teve menos contratações para a temporada de 2022. Um dos responsáveis por esses números, o zagueiro Renato, comentou em entrevista coletiva a importância de manter a solidez na defesa neste momento de início de competição e na reestruturação da equipe com a chegada de novos jogadores em outras posições.

Leia mais:

“A gente tendo uma solidez defensiva reflete lá na frente. Ao longo do ano passado, a gente conseguiu fazer um bom entrosamento, quem entrou também deu conta do recado. Eu acho que isso é um conceito básico de toda equipe, ter uma solidez defensiva […] Agora é melhorar. A gente quer sempre estar melhorando, fazer o Vila ganhar jogo, ganhar campeonato, é isso que a gente quer”.

O zagueiro também afirmou que esse entrosamento é um ponto positivo para a equipe do Vila Nova até mesmo na parte física, já que o time vem com uma base dos titulares da temporada passada. “Tanto eu, o Rafael, o Ricardo, a gente que ficou se conhece há um bom tempo e ajuda sim. A pré-temporada tá aí, a gente vem saindo dela, a perna tá pesada e a gente vai ganhar ritmo de jogo ao longo do campeonato”.

Renato chegou ao Vila Nova em 2021, e desde então disputou 44 partidas com a camisa colorada. Perto de entrar em campo pelo seu jogo número 45, o zagueiro ressaltou estar feliz “por manter uma regularidade de jogos” e revelou o que pode ser um objetivo dentro do Tigrão: chegar a 100 partidas.

“Eu fico feliz, a gente sabe que o Vila Nova é um time de massa, de estrutura e você chegar em uma marca em um clube desse eu fico muito feliz. Se puder bater 100 jogos ou até mais, quero sim. É uma temporada muito longa, de muitos jogos pela frente. A temporada passada foi turbulenta, um monte de jogos […] Individualmente quero sim, fazer o máximo de número de jogos que eu conseguir e ajudar o Vila Nova”.

Falando de Campeonato Goiano, o Tigrão estreou com vitória para cima do Goiatuba pelo placar de 1 a 0, mas a 1ª rodada teve equilíbrio nas partidas. Para Renato dois fatores podem ter influenciado nisso: a pré-temporada curta dos times da capital e os times do interior tendo mais força.

Leia também: Comentaristas da Sagres avaliam estreia vitoriosa do Vila Nova diante do Goiatuba

“Talvez algumas equipes do interior tiveram um tempo a mais de treinamento, mas são boas equipes, equipes qualificadas, bons times e vai ser uma competição assim, não vai ter jogo fácil. A gente sabe da nossa responsabilidade com a camisa do Vila, todo jogo vai ser decisivo”.

Na 2ª rodada do Campeonato Goiano, o Vila Nova vai enfrentar o CRAC, no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, no próximo domingo (30), às 16 horas.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPhac e a Unialfa sob supervisão do Coordenador de Esportes Charlie Pereira.