A Semana Nacional de Trânsito começou no último dia 18 e segue até sábado (25). Neste período são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito.

Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior #358 desta terça-feira (21), o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, explica que esta edição contempla principalmente os cuidados com pedestres, ciclistas e motociclistas. Confira a seguir a primeira entrevista do STM #358

“Temos [em Goiás] uma frota hoje de 4,3 milhões veículos. Consequentemente a proporcionalidade de pessoas que têm veículos é grande. Goiânia, por exemplo, é a terceira capital em proporção de veículos. Isso traz inúmeros problemas como congestionamento, na Avenida Perimetral há acidentes quase todos os dias com traumas e até óbitos. A gente tem que trabalhar para reduzir a estatística”, afirma.

Uma preocupação que está diretamente atrelada aos acidentes é a embriaguez ao volante. De acordo com o presidente do Detran-GO, só na última semana 900 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por dirigirem embriagados. “Não adianta só o órgão de trânsito fiscalizar, orientar, tentar conscientizar se as pessoas também não contribuírem”, complementa.

Na Semana Nacional do Trânsito, o Detran-GO intensificará as ações educativas. Todos os dias, até 26 de setembro, serão realizadas atividades com o intuito de conscientizar a população da importância do respeito às leis de trânsito para prevenção de acidentes. Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Na tarde de segunda-feira (20), estudantes visitaram o programa Detranzinho, que busca formar multiplicadores e estimular crianças e adolescentes a adotarem uma postura segura no trânsito; alunos do Colégio José Lobo realizaram visita monitorada ao Detran-GO; e profissionais da Escola Pública de Trânsito tiveram palestra sobre direção defensiva no município de Padre Bernardo, no entorno do Distrito Federal.