Aos 47 minutos da etapa inicial no jogo entre Brasil-RS x Vila Nova, a energia em boa parte da cidade de Pelotas parou de funcionar. Ficou escuro o Estádio Bento Freitas, palco do confronto válido pelo Campeonato Brasileiro Série B.

O Vila Nova Futebol Clube, na condição de visitante, e o próprio time mandante não tiveram culpa nenhuma. Coisas que podem ocorrer em Pelotas, Rio de Janeiro, Santos, Fortaleza, Goiânia, Macapá… em qualquer cidade do Brasil.

A sequência do jogo aconteceu no dia seguinte e toda logística de retorno do Tigrão para Goiânia foi comprometida. Anteriormente, a delegação do clube voltaria no sábado (16). Mudança para domingo (17) contou com uma divisão da delegação: uma parte do time em um avião e outro grupo em uma segunda aeronave, tendo que descer em Brasília e completar a viagem para Goiânia de ônibus.

Nesta segunda-feira (18), o Vila Nova enfrenta o CRB, às 20h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, e não terá condições de realizar a preparação necessária de uma partida para outra. Os jogadores não poderão nem treinar.

Todo esse transtorno deixou a diretoria colorada revoltada. Em sua rede social, o presidente Hugo Jorge Bravo fez uma publicação com reclamações do tratamento recebido pelo Vila: “Futebol… Vila Nova saiu hoje às 3h30 do hotel, em POA, chegando às 12h, em Gyn, para jogar amanhã em casa, contra adversário que chegou ONTEM de vôo fretado. Apesar de esforços nossos e da FGF, a Globo sentou no contrato e não abriu mão de adiar a partida”, escreveu.

A partida Vila Nova x CRB faz parte da grade de programação da Sportv. Apesar dos apelos do clube, a emissora optou por não abrir mão da transmissão. Como o contrato concede essa prerrogativa, resta ao Tigrão entrar em campo e jogar, mesmo na condição de prejudicado.

Opinião

Absolutamente pertinente a reclamação do dirigente. A situação compromete a isonomia da competição. Um absurdo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não se organizar antecipadamente para esse tipo de contratempo. Lamentável a postura da Globo, que poderia ser mais sensível com o clube.

É claro que a visibilidade de uma transmissão para todo país é excelente para o Vila Nova e seus patrocinadores. Uma visibilidade gigante. Só que, neste momento, o time estar descansado para uma partida que faz parte da caminhada da agremiação para conquista da permanência tem importância maior.

Futebol na Europa não é só melhor nas quatro linhas. Lá eles batem de dez também na organização.