O Ministério da Educação (MEC) informou que fortalecerá as políticas para a educação infantil em 2024. O compromisso ocorrerá por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), autarquia do MEC, que está empenhada em retomar políticas educacionais para essa etapa da educação pública brasileira. 

A primeira ação do governo já está em vigor. Pois o MEC abriu consulta pública, que ficará no ar até 20 de fevereiro, para revisar os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, ressaltou a importância de consultar a população. Segundo ele, esse diálogo é parte fundamental para construir uma educação infantil de qualidade no país.

“Queremos mais efetividade no processo de cobrança e responsabilização, para que a gente garanta de fato as características de instituições de educação infantil que respeitem as necessidades das nossas crianças e bebês”, disse. 

A ideia da secretaria é realizar seminários regionais sobre a gestão e a formação dos educadores. Além disso, a SEB quer relacionar o ensino infantil com outras políticas que atingem a primeira infância e observar a qualidade da infraestrutura física e pedagógica para a educação das crianças. “Queremos entregar isso para a sociedade brasileira no primeiro semestre”, disse  Alexsandro Santos.

Leia mais: