A Orquestra e o Coro Sinfônicos de Goiânia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia) 

As comemorações dos 86 anos de Goiânia irão começar com apresentação da Orquestra e o Coro Sinfônicos de Goiânia nos dias 1 e 2 de outubro, às 20 horas no Teatro Goiânia. Os músicos apresentarão “A décima quarta estação”, primeira ópera de produção totalmente goiana, os ingressos custam R$ 20.

O escritor Miguel Jorge criou a ópera baseada em fatos reais que aconteceram há muito tempo no interior do estado. Segundo o autor, a história do bondoso farmacêutico Antero ficou gravada em sua mente, quando viajou com amigos a Catalão (Go), na década de 1930. Na história, Antero doava remédios a quem precisasse, entretanto, a atitude do farmacêutico despertou ciúme e a ganância do Coronel Rufino. Com medo de perder  o poder político na cidade,  o coronel mandou prender e açoitar o farmacêutico pelas ruas até a última estação, a décima quarta.

O espetáculo tem produção de Laila Santoro, direção de Jonas Tavares e será regido pelo maestro Eliseu Ferreira. O elenco conta com mais de 100 pessoas. O diretor Jonas Tavares comentou sobre a ópera abrir os festejos do aniversário da capital. “É uma grande oportunidade para a cultura, de um modo geral, o fato de participar do aniversário de Goiânia com uma obra inédita e verdadeiramente goiana. É interessante o fato de ser uma obra contemporânea, pois Goiânia é uma cidade muito jovem, e nossa ópera tem uma linguagem bastante contemporânea. É uma obra que acompanha o estilo e o clima da cidade, meio que de vanguarda, e baseada em uma história verídica, com uma tradução poética, linguajar, música goianas”, afirma Jonas.

O maestro Eliseu Ferreira afirmou que será uma grande estreia para o espetáculo e disse que há muita gente trabalhando para entregar o melhor para o público. “A história foi escrita há mais de dez anos e, agora, vamos reproduzir em ópera, com músicas clássicas universais com influências regionais, relatando tradições goianas como os antigos coronéis. Tenho certeza que será um marco na cultura de Goiás, pontua o maestro Eliseu.

Segundo a assessoria da prefeitura, o prefeito de Goiânia, Iris Resende, estará presente no  evento de abertura, no dia primeiro de outubro. A assessoria também confirma a presenaça de demais membros da equipe do governo municipal, secretariado e representantes do governo do Estado de Goiás.

Orquestra e o Coro Sinfônicos de Goiânia apresentam: 

A décima quarta estação

Local: Teatro Goiânia, Avenida Tocantins, Centro

Data: 1º e 2 de outubro

Hora: 20h

Ingresso: R$ 20