O filme ‘A Ilha dos Ilus’ é o primeiro longa-metragem em animação goiano e estreia nos cinemas no dia 14 de setembro, no Shopping Bougainville. A obra de ficção infantil da Mandra Filmes passou por festivais nacionais e internacionais, com premiação no Festival Moscow International Children’s . Mas agora chega aos cinemas de São Paulo, João Pessoa e Goiânia.

O filme tem como público-alvo crianças de 5 a 12 anos. O longa apresenta A Ilha dos Ilus, uma terra fantástica que esconde os segredos da criação do reino animal. Assim, a obra desenvolve-se em torno da história de Pocó, um cachorro que é enviado a um destino errado, retorna à Ilha e vive muitas aventuras com um grupo de animais rejeitados em busca de uma passagem secreta.

No entanto, o grupo percebe que não são os únicos que procuram a passagem e precisam lidar com uma força maligna. A Ilha dos Ilus faz alusão às fábulas infantis com personagens fantásticos e bom humor, como a cegonha que entrega os filhotes e a lenda do patinho feio.

Então, a Mandra Filmes apresenta na obra de ficção temas importantes para o universo infanto-juvenil, como diversidade, amizade, companheirismo e força de vontade.

Animação infantil e goiana

A Mandra Filmes é uma produtora goiana que está no mercado de animação em Goiás e no Brasil há 21 anos. A produtora já produziu séries de animação, curtas-metragens e é co-produtora em diversos filmes. Entre os festivais de cinema, participou de mais de 400, com destaque para o 63° Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Os responsáveis pela obra de ficção ressaltaram que “A Ilha dos Ilus” é o primeiro longa-metragem em animação goiano. Mas também destacaram que não existem mais filmes de animação infantil no cinema brasileiro. 

A Ilha dos Ilus é um longa-metragem de animação (Foto: Divulgação/Mandra Filmes)

Ricardo de Podestá é um dos criadores da Mandra Filmes e produtor do filme e explicou que a ausência de obras para a faixa etária é um dos motivos para a existência do longa. “Quando existe algum filme de animação, nos cinemas, eles são feitos muito mais para o público adolescente e adulto, do que pra criança”, disse.

Paulo Miranda, o diretor, pontuou que muitos pais não levam os filhos pequenos ao cinema por imaginarem que eles não assistiram um filme longo. “Os pais já imaginam que quando vão levar seus filhos pequenos para algum filme no cinema, eles correm o risco de ter que sair no meio da sessão, porque as obras atuais não dialogam diretamente com as crianças”, contou.

Filme acessível

A Ilha dos Ilus terá exibição com acessibilidade pelo aplicativo MovieReading. Assim, quem for ao cinema, pode baixar o app gratuitamente  em aparelhos IOS e Android.

O aplicativo possui legendas, libras (Língua Brasileira de Sinais)e audiodescrição em língua portuguesa. Com o app, é possível assistir ao filme em tempo real, na hora da exibição. A Ilha dos Ilus estará em cinemas de São Paulo, João Pessoa e Goiânia. Por aqui, a estreia será no dia 14 de setembro, no  Cinemais Goiânia – Shopping Bougainville. 

Leia mais: