Com apenas 17 anos, a jovem Júlia Garcia conquistou uma posição de destaque no Programa Aprendiz do Futuro e os seus esforços foram reconhecidos pela sua equipe de trabalho no Procon Goiás. Julia, que finalizou o contrato de dois anos com órgão e encerrou as suas atividades como aprendiz, recebeu o certificado das mãos do Superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Alves Cornélio.
A jovem iniciou as atividades laborais no Procon-GO em 2021, atuando sob a supervisão do gerente de Gestão de Créditos, Wanderson de Morais. No setor, Julia desempenhou diversas funções como localizar processos e escrever despachos e ofícios. Além disso, a jovem participava efetivamente de atividades e treinamentos internos do órgão, junto com os demais servidores.
O gerente de Gestão de Créditos explica como surgiu a iniciativa de homenagear Julia no encerramento de seu contrato.
“A iniciativa de dar um diploma em reconhecimento ao bom trabalho da jovem aprendiz se deu em conversa com o nosso superintendente Levy que gosta de valorizar o trabalho de alta performance realizados pelos servidores do órgão. Valorizar o trabalho do jovem aprendiz é de extrema importância, pois isso contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens, além de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor”, afirmou.
A homenagem foi recebida com sentimento de gratidão e uma certa surpresa, uma vez que Julia não sabia da realização da cerimônia.
“A cerimônia foi dentro do Procon mesmo, reuniram o chefe do departamento onde eu trabalhei, o superintendente do Procon, as coordenadoras da Renapsi, minha mentora e os outros colegas. Foi linda a cerimônia, chorei bastante, mais foi muito gratificante pra mim”, lembrou a jovem.
Transformação
Através do Programa Aprendiz do Futuro e com o convívio diário dos colegas de trabalho no Procon-GO, a jovem Julia afirma que teve uma experiência transformadora durante os dois anos de contrato.
“Me transformou totalmente, tive um amplo conhecimento do mercado de trabalho, experiência de trabalhar em equipe, as pessoas que estiveram comigo lá dentro sempre me ensinando e orientando, foi muito bom”, afirmou.
O supervisor de Julia afirma que a jovem também transformou o ambiente de trabalho. Sua passagem pelo Procon-GO ficou marcada pela sua personalidade e sua disposição em aprender e contribuir com o trabalho em equipe.
“A Júlia, é uma garota persistente, esforçada e não tem medo de enfrentar os desafios, sempre disposta a aprender. Soube sempre aproveitar os feedbacks. Sempre fez questão de mostrar que não existe idade para o aprendizado, quando se tem força de vontade não há barreiras. Nunca foi limitada a nada por ser jovem, muito pelo contrário, fazia trabalhos que qualquer outra pessoa do departamento fazia, sempre com presteza e boa vontade. Ela nos fez entender que não é a idade que diferencia o profissionalismo, mas sim a força de vontade em aprender para sempre evoluir, sempre estar atentos a cada detalhe a sua vida, pois, com isso também se aprende”, explicou o supervisor de Julia, Wanderson de Morais.
Leia mais:
- Taça das Favelas começa com mais de 60 jogos no fim de semana
- Saneago realiza segunda edição de evento sobre a saúde mental com jovens
- Arena Repense: Como impedir que a timidez seja um obstáculo para a vida?
Legado
Para Wanderson, ações como essa contribuem para que os jovens tenham espelhos em pessoas da sua idade e compreendam que é possível ultrapassar barreiras e conquistar reconhecimento.
“Essas ações são muito importantes, para mostrar que o jovem não precisa ser limitado a certas coisas, eles podem e precisam ir muito além para sentir que são responsáveis não só pelo presente, mas também pelo futuro dele e dos jovens que virão e também irão cumprir essa jornada. É muito mais fácil lidar com uma pessoa que passou pelos mesmos acontecimentos, que também já participou de programas com incentivos voltados para jovens e menores aprendizes. Como foi o meu caso com a Julia e outros menores e estagiários que por aqui passaram”, afirmou.
Ao se despedir do local de trabalho que a acolheu e contribuiu com sua formação durante os últimos dois anos, Julia afirmou que espera ter contribuído com os outros jovens os motivando a abrir novos espaços e fortalecer o seu desempenho nas atividades laborais.
“Creio que o que fez com que eu ganhasse esse reconhecimento foi meu desempenho e esforço. Acho que os outros jovens que vem por aí, devem ter essa mesma garra que eu tive, da forma que se eles tiverem bastante esforço vão conseguir ter o reconhecimento merecido”, afirmou.
Com o fim do contrato, Julia está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, e espera ter a oportunidade de aplicar seus conhecimentos quando surgir uma nova oportunidade. Além disso, a jovem deve terminar o Ensino Médio e busca ingressar numa faculdade – o seu desejo é uma formação na área de psicologia jurídica.
O Aprendiz do Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) que tem como visão oferecer o maior programa de sócio-aprendizagem do Brasil e do mundo com foco em tecnologia, alta performance e impacto social na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade. Com inscrições encerradas no mês de setembro, o Programa que já conta com mais de 6 mil jovens, deve atingir a marca de 10 mil contratações.