A delegação com os atletas que representaram o estado de Goiás nos Jogos da Juventude 2023 – em Ribeirão Preto – voltou para casa com um saldo de 23 medalhas, sendo 6 de Ouro, 7 de Prata e 10 de Bronze. No sábado (16), último dia da competição, mais um título veio com o Handebol Feminino, que venceu o Tocantins por 16 a 15 e ficou em primeiro na 3ª divisão do torneio

O time campeão foi formado pelas atletas Maria Eduarda de Souza Carvalho, Ana Shara Miranda Freitas, Isadora de Souza Carvalho, Anna Karolina Martins Melo, Brenda Chaves Silva, Isabela Monteiro Ferreira, Maria Clara Rêgo Lopes, Jhennyfer Saunders Maranhão, Giovanna Ercília Fialho de Matos e Maria Isadora Costa Macena Amador.

Foto: Seduc

No mesmo dia, Goiás foi novamente destaque em quadra e garantiu a medalha de bronze na segunda divisão do basquete feminino, vencendo a equipe do Mato Grosso por 44 a 35.

A equipe foi composta por Maria Eduarda Rodrigues Lopes Alló, Maria Clara Moreira Rosa, Maria Fernanda Alves Borges, Maria Esther Gutierrez Teixeira, Isabela de Paula Ferreira, Mariana de Paula Luiz, Iasmim Gabriele Silva Ribeiro, Adrielli Andrade da Silva e Luzia Dias Alves de Barros.

Mais medalhas

Ainda no sábado, Goiás foi destaque também em várias modalidades da Natação. As medalhas de prata vieram nas provas da natação 50 metros borboleta (Manuela do Patrocínio Barcelos) e natação 50 metros Livres (Maria Eduarda Barreto Moraes). O bronze foi garantido nos 100 metros costas, 100 metros borboleta e no revezamento 4x100m medley feminino, com a participação de Sophia Mendonça Justino (costas), Maria Eduarda Barreto Moraes (peito), Letícia Pinheiro Nunes (livre) e Manuela do Patrocínio Barcelos (borboleta).

Resultado final

Com o resultado alcançado na competição, Goiás ficou em sexto lugar no ranking nacional. O grande campeão foi o Estado de São Paulo, com 103 medalhas no geral, seguido pelo Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Os Jogos da Juventude 2023 foram realizados de 1º a 16 de setembro na cidade de Ribeirão Preto (SP) e reuniu mais de 4 mil estudantes-atletas de até 17 anos de todas as partes do país. A competição é promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e inclui 16 modalidades esportivas.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com informações da Seduc*

Leia mais