Representantes de mais de 60 entidades participam nesta quinta-feira (11) de encontro da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O grupo, criado em 2019, discute, entre outros assuntos, ações de prevenção e combate a queimadas em áreas florestais e rurais, situação de emergência relacionada a incêndios e queimadas e prevenção a alagamentos e danos em áreas rurais (Operação Tempestade).

”É um problema que Goiás sofre todo ano, e a gente trabalha com vários programas de prevenção, pensando no Corpo de Bombeiros, Defesa Civi, produtores, Secretaria de Meio Ambiente”, afirma em entrevista à Sagres o superintendente interino de Produção Rural Sustentável da Seapa, Leonardo Silvério.

Assista a seguir:

Sustentabilidade

A falta de chuvas também preocupa. De acordo com Leonardo Silvério, uma das soluções para enfrentar este período ano após ano é a inserção de práticas mais sustentáveis no agronegócio.

”É uma produção com utilização de insumos biológicos, bioinsumos, utilização de manejo agroflorestal, até porque a gente precisa de mais árvores, precisa de um meio ambiente produtivo e com mais sustentabilidade”, afirma.

A reunião especial sobre queimadas e tempestades ocorre no Parque Agropecuário de Goiânia, em reconhecimento à importância da 75ª Exposição Agropecuária de Goiás.

Samuel Straioto e Cleber Ferreira recebem Leonardo Silvério no Sagres Sinal Aberto II desta quinta-feira (11) (Foto: Sagres TV)

Queimadas

De janeiro a julho de 2022, o Corpo de Bombeiros realizou 4.852 atendimentos relacionados a incêndios florestais (tanto em vegetação quanto em cultura agrícola) em Goiás. O número representa um crescimento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas nos oito primeiros dias de agosto, a corporação registrou mais 507 ocorrências.

“Criamos o Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural e já realizamos duas edições do Dia D de Aceiros e Podas em vários municípios goianos, entre outras ações. Estamos levando orientações aos produtores, mapeando estruturas de apoio em cada região e ajudando na criação de brigadas de incêndio”, afirma Mendonça. O secretário adianta que também serão discutidas ações de prevenção para o período chuvoso, que ocorre nos últimos meses do ano, quando aumenta a incidência de alagamentos em várias regiões do Estado”, ressalta o titular da Seapa, Tiago Mendonça.