O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) realizou nesta quarta-feira (21), o I Seminário de Enfrentamento e Prevenção à Violência no Contexto Educacional para professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). O juiz Gustavo Assis Garcia disse que 800 profissionais da educação do município participaram da formação.

Assista a entrevista na íntegra:

A iniciativa faz parte do Pilares, que é um projeto que a Justiça de Goiás, iniciado em 2018. “A principal finalidade desse programa é formar facilitadores para que eles possam participar de círculos de restauração de justiça em função da paz dentro das escolas e  prevenir conflitos existentes no ambiente escolar”, explicou Gustavo Garcia. 

Resultados positivos 

Segundo o TJ-GO, de 2018 a 2022, o programa já realizou mais de três mil círculos de construção de paz. Além disso, capacitou 326 profissionais da educação de 140 instituições que atingiram quase 30 mil pessoas.  

“Queremos reduzir as hostilidades dentro das escolas, estimular o respeito, encontrar os responsáveis que praticaram algum tipo de ato infracional no ambiente escolar e fortalecer os relacionamentos, especialmente das crianças e adolescentes que são alunos das redes públicas de ensino”, disse.

Segundo o juiz, o foco do projeto é a Justiça Restaurativa e construção de círculos de paz. Por esse motivo, o seminário dedicado aos professores da SME apresentou o tema empatia e comunicação não violenta como metodologia. 

“Sabemos que muitas vezes os conflitos surgem de onde nem esperamos. É por isso que a metodologia deste trabalho, Justiça restaurativa, prevê a participação de todos os alunos. Nós não partimos do pressuposto de que é necessário pegar aquele aluno problemático e colocá-lo nos círculos de construção da paz, mas todos os alunos participam”, destacou Garcia.

Leia mais: