A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), em colaboração com a Fundação Sagres, realiza, nesta quarta-feira (13), um treinamento para professores da rede com foco no ensino da educação ambiental e antirracista. O tema central deste próximo Fórum Crescer é: “Promovendo o Cuidado com o Planeta para as Futuras Gerações”.

O encontro conta com a participação de servidores e professores envolvidos na disciplina eletiva de meio ambiente da rede estadual. O evento, que ocorre no auditório do Núcleo Seu Jaime, em Aparecida de Goiânia, começou às 8h e se encerrará às 17h.

“Nós temos 240 mil estudantes no ensino médio. Desses, mais de 50% não quer se autodeclarar na sua raça, nem branco, nem preto, nem amarelo, não se declara. Será que é medo? Sisma? O nome disso é preconceito. Então, esse evento vai discutir sobre isso. Eu preciso que os nossos estudantes tenham verdadeiro orgulho da sua raça, da sua história, do seu povo, da sua família. É papel da educação e da escola todos os dias”, afirmou a secretária de Educação, Fátima Gavioli.

Além de abordar questões de sustentabilidade, o Fórum também se dedicará ao debate sobre educação antirracista, refletindo a importância desses temas para a formação integral dos estudantes.

“Pode haver uma dificuldade relacionada à instrumentalização desses conteúdos por uma formação deficitária inicial, ou continuidade, dos trabalhadores em educação. Mas, ao lado disso, há o significados de que, quando falamos em educação antirracista, estamos falando de vida das pessoas, identidade, cotidiano das crianças”, destacou a professora de história e ativista da causa antirracista, Janira Sodré, que também palestrou no evento.

SER Goiás

O evento se insere no contexto do eixo de formação de professores e divulgação do SER Goiás, uma ferramenta pedagógica digital disponibilizada através da plataforma NetEscola. O SER Goiás oferece suporte aos estudantes e professores, fornecendo conteúdo multimídia, curricular e pedagógico para as turmas de 6º ao 9º anos do ensino fundamental da rede pública estadual. Além disso, alunos do segundo ano do Ensino Médio participam de desafios de recuperação de aprendizagem em Português e Matemática.

“Começou como um projeto e hoje já é um programa da Secretaria de Educação. Nós temos educação tanto presencial como mediada por tecnologia, do sexto ao nono ano. As crianças recebiam aulas que serviam, antigamente, de reforço. Hoje é recomposição da aprendizagem, feita por professores que elaboram esses conteúdos e enviam para os alunos estudarem. Nossas avaliações são de acordo com as diretrizes das avaliações nacionais”, explica Fátima Gavioli.

No ano passado, esse projeto de reforço escolar contribuiu para que mais de dois terços dos alunos do 9º ano alcançassem níveis avançados e proficientes de aprendizagem nessas disciplinas, representando um avanço considerável em comparação com o ano anterior. Este progresso foi evidenciado pelos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023, divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).

“A grande novidade hoje é que nós estamos trazendo o ensino médio. Nós vamos também agora, não só trabalhar do sexto ao nono ano, mas nós iremos também trabalhar no ensino médio, nas segundas séries do ensino médio, porque é considerada aquela série na qual o aluno, por extrema dificuldade, tem que trabalhar e se ele tira uma nota baixa acaba desistindo. Então, a gente quer cuidar desse menino na segunda série para que ele chegue na terceira série do ensino médio preparado para os exames que ele tem que fazer para ingresso na universidade”, pontuou a secretária.

Sagres Educa

Desenvolvida pela Sagres Educa, uma iniciativa da Fundação Sagres em colaboração com a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), a ferramenta SER Goiás foi concebida para auxiliar na recuperação da aprendizagem dos estudantes após os desafios impostos pela pandemia. Para o próximo ano, está prevista a expansão da ferramenta para incluir também os alunos do 5º ano do ensino fundamental das redes públicas municipais de Educação.

Durante o evento, supervisores de ensino e professores da disciplina eletiva de meio ambiente participarão de oficinas pedagógicas e práticas focadas em sustentabilidade, visando capacitar esses profissionais para apoiar os estudantes na implementação de projetos nessa área em suas escolas.

“Fundação Sagres é um parceiro que nós temos hoje, assim como nós temos vários do terceiro setor. Eles ouvem os alunos, a equipe técnica, nos ouvem também, e elabora o painel de acordo com aquilo que nós estamos precisando. Então, é uma boa parceria”, elogia Fátima.

Um especialista conduzirá uma discussão sobre a sustentabilidade como um elemento transversal e interdisciplinar, intrinsecamente ligado à equidade e aos direitos humanos, evidenciando a importância de abordagens holísticas na educação ambiental.

“Temos que entender que a educação é muito importante para a transformação da vida dos jovens. No meio ambiente, percebemos hoje a mudança climática, que nos últimos cem anos houve aumento de 1,5ºC na temperatura global. Então, é mostrar aos professores como eles podem transmitir a importância disso aos jovens, porque através deles vamos mudar o meio ambiente”, disse o CEO da Demà Brasil, Juan Carlos Moreno.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades

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