Computador, headset, microfone, máscara e muita criatividade. Assim tem sido a realidade de professores desde o início da pandemia por causa do isolamento social. Em Goiás, a suspensão das aulas presenciais foi determinada em meados de março. Já são 214 dias sem estudantes nas salas das unidades de ensino.
Nesta quinta-feira, 15 de outubro de 2020, Dia dos Professores, a professora e coordenadora da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) em Goiás, Rayane Monteiro, relata que um dos desafios do distanciamento é manter o interesse dos alunos e jovens à distância.
“Como trazer esse calor humano, essa proximidade para a nossa sala de aula sendo que ela hoje é virtual? A gente tem esse desafio ainda para poder vencer e trabalhar”, questiona.

Desafio que também é enfrentado na rede pública estadual. O professor Wesley Santana, em entrevista ao Sagres em Tom Maior #120 desta quinta-feira (15), afirma que professores e alunos tiveram de ressignificar os papéis durante a pandemia.
“O aluno em casa teve um desafio muito grande de gerenciar o seu tempo, de ter que lidar com a sua autonomia, o seu protagonismo de buscar o seu conhecimento, até então antes não vivenciado. Na escola isso acontece de forma mais orgânica, mais presente, e eu creio que é mais fácil”, compara.

Para aproximar ainda mais os alunos do conteúdo, Wesley Santana criou um canal no Youtube, o “Dó Ré Mi Paródias”. Lá, ele posta vídeos divertidos para estimular a participação dos estudantes, e enumera os desafios que ele próprio teve de encarar na pandemia.
“Ter que trabalhar de forma virtual, esperar o feedback do aluno”, afirma. “A gente teve que quase virar um youtuber para atingir e alcançar o público-alvo que são nossos alunos”, complementa.
No caso de Goiás, ainda não há estimativa para volta às aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19. A decisão se estende, inclusive, para escolas da rede particular de ensino.
Confira a entrevista na íntegra no STM #120